Covid-19

Visitas no hospital, teste negativo deixa de ser obrigatório para vacinados com dose de reforço

12 jan 2022 09:41

Quem não recebeu o reforço da vacinação é obrigado a apresentar resultado negativo ou fazer auto-teste à entrada

visitas-no-hospital-teste-negativo-deixa-de-ser-obrigatorio-para-vacinados-com-dose-de-reforco
Quem não tiver teste pode fazer um à entrada, mas deve levar o seu próprio auto-teste
Steve Nomax@Unsplash

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) informou ontem, em nota, que já não é necessária a apresentação de teste à Covid-19 com resultado negativo aos visitantes e acompanhantes de doentes internados, desde que comprovem terem sido vacinados com a dose de reforço da vacina, há pelo menos 14 dias.

Porém, para os restantes visitantes e acompanhantes, o CHL alerta que se mantém a apresentação obrigatória do resultado negativo do teste à Covid-19, mesmo que estejam vacinados, ou o certificado digital de recuperação.

À equipa de vigilantes deve ser apresentado o resultado negativo de um Teste Rápido de Antigénio (TRag), realizado até 48 horas antes, de um TRag em modalidade auto-teste devidamente certificado por um profissional de saúde, realizado até 24 horas antes, ou de um teste PCR, realizado até 72 horas antes da visita, ou ainda o certificado digital de recuperação.

Caso não seja possível trazer o resultado negativo do teste, o CHL permite que se fala um auto-teste validado por técnicos de saúde do CHL.

As visitas e acompanhantes deverão trazer o seu próprio auto-teste e dirigir-se aos vigilantes nas entradas principais das três unidades hospitalares, e serão encaminhados para o local adequado. 

Assim, no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, de segunda a domingo, por ordem de chegada e das 13 às 15 horas, serão validados 20 testes diariamente e por ordem de chegada. 

No caso da Unidade de Internamento de Doentes em Evolução Prolongada de Psiquiatria (UIDEPP), nos Andrinos (Leiria), as visitas devem realizar o  autoteste supervisionado no HSA.

No Hospital Distrital de Pombal e o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira a supervisão de auto-testes acontece entre as 13:30 e as 14:30 horas, com um limite de 10 pessoas.

O uso de máscara é obrigatório dentro das unidades de saúde.