Sociedade

Virgem Peregrina junta-se a Francisco e viaja até ao Panamá

29 ago 2018 00:00

A conhecida imagem estará nas Jornadas Mundiais da Juventude, no Panamá, que acontecerão entre de 23 e 27 de Janeiro de 2019 com a presença do Papa.

Fotografia: Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima vai enviar a Imagem Peregrina N.º1 ao encontro mundial de jovens na Cidade do Panamá.

O evento decorre pela primeira vez na América Central e conta com o tema Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38). O mote foi escolhido pelo Santo Padre.

Segundo um comunicado do Santuário de Fátima, o anúncio foi feito ontem, dia 28 de Agosto, pelo arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, durante uma conferência de imprensa, onde participou o director do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte e a coordenadora do Serviço de Investigação, Sónia Vazão.

“Esta Imagem Peregrina é única, é a primeira e a original, aquela que percorreu os vários continentes, aquela que deu várias vezes a volta ao Mundo, mas, desde o ano 2000, já não sai do Santuário. Essa Imagem foi nessa data entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e só muito excepcionalmente, em ocasiões muito importantes é que sai", explicou o reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas.

Segundo o padre, há uma “clara consciência do quão importante é para toda a Igreja esta presença dos jovens juntos com o Santo Padre em oração, em reflexão, em convívio, em festa”.

Por outro lado, diz, “sabemos o quanto a devoção a Nossa Senhora está desde a origem das jornadas mundiais da juventude ligada a este acontecimento. Sabemos o quão devoto era a Nossa Senhora o Papa São João Paulo II, e, por isso, muito naturalmente, quando criou as Jornadas Mundiais da Juventude, deu-lhe desde o início um cunho mariano".

O arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, confiou as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) 2019 Panamá à Virgem de Fátima, em pleno ano do Centenário das Aparições, aquando da visita da Imagem Peregrina N.º2. "Pedimos por estas Jornadas Mundiais da Juventude. Pedimos especialmente pelas crianças, jovens e famílias. Que esta mensagem que nos deu na Cova da Iria também possa ser renovado hoje por cada um dos panamenhos”, disse Domingo Ulloa.