Sociedade

Vinte e sete aviões fazem escala em Leiria, durante o Raid Ibérico que se realiza nos céus de Portugal e Espanha

30 ago 2021 18:27

Entre 4 e 9 de Setembro 50 participantes vão percorrer os céus de várias cidades portuguesas e espanholas

vinte-e-sete-avioes-fazem-escala-em-leiria-durante-o-raid-iberico-que-se-realiza-nos-ceus-de-portugal-e-espanha
Raide passará sobre a cidade de Leiria
Citabria - Fly for Fun
Redacção/Agência Lusa

Vinte e sete aviões vão passar e fazer escala na pista do Aeródromo do Falcão em Leiria, no âmbito do Raid Ibérico, organizado, desde há 18 anos, pelo Aeroclube de Bragança e pela Fundación Cielos de León.

As máquinas e aviadores portugueses e espanhóis regressam aos céus, após um ano de interregno, devido à pandemia da Covid-19. 

Entre 4 e 9 de Setembro, 50 participantes em 27 aeronaves vão passar por diversas cidades portugueses e espanholas, com partida em León (Espanha) e escala nas cidades portuguesas de Bragança, Leiria e Lagos, e as últimas etapas nas cidades espanholas de Granada e Málaga.

O programa de seis dias contempla também actividades culturais em cada região por onde passam os pilotos amadores, explica o presidente do Aeroclube de Bragança, Nuno Fernandes.

O dirigente destacou que este convívio aeronáutico “é sempre uma iniciativa de promoção dos dois países, com especial incidência na província de León e no distrito de Bragança, porque desses dois territórios são oriundos os aeroclubes responsáveis pela organização”.

“Este ano, contamos também com a colaboração do Aero Clube de Leiria e o Aero Clube de Lagos, que nos apoiam na organização do programa social nessas zonas do país e nos recebem”, refere.

Em cada local de paragem o grupo de 50 elementos tem programas sociais, que incluem visitas a locais de interesse cultural, paisagístico ou patrimonial, bem como experimentação da gastronomia característica do território visitado.

Os promotores garantem que “este evento, pela sua história e pela forma como tem decorrido ao longo dos anos, é muito concorrido” e “este ano a organização teve de rejeitar inscrições já que, por questões e segurança e de logística, tem o limite de 50 participantes”.