Sociedade

Vieira da Silva apadrinha dia em que Rui Patrício será homenageado

21 mai 2017 00:00

Leiria comemora Dia da Cidade com distinções

vieira-da-silva-apadrinha-dia-em-que-rui-patricio-sera-homenageado-6486

No âmbito do Dia do Município de Leiria, que se assinala amanhã, dia 22, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, é o orador convidado. Esta é uma data que também ficará para a história do concelho, com a inauguração da estátua do guarda-redes Rui Patrício, jogador do Sporting natural de Leiria, que se sagrou campeão da Europa de Futebol.

A data será ainda assinalada com a entrega de distinções, que “visam reconhecer a acção de pessoas e entidades em prol do desenvolvimento do concelho de Leiria”. A mais alta insígnia do Município de Leiria será entregue ao bispo D. António Marto, que receberá a medalha de 1.ª classe, grau ouro, “pelo papel de destaque desempenhado nos últimos dez anos, enquanto bispo de Leiria-Fátima, funções em que contribuiu decisivamente para a elevação a nível nacional e internacional da região de Leiria, bem como para o desenvolvimento social e a promoção do bem-estar dos seus habitantes mais desfavorecidos”.

A mesma distinção será atribuída a Rui Patrício “pelo seu reconhecido mérito enquanto desportista de nível nacional e internacional” e ao Comando Territorial de Leiria da GNR, como reconhecimento pelos 100 anos de “entrega às causas da segurança e da preservação da ordem e da tranquilidade públicas da área territorial do concelho de Leiria”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.