Economia
Vidrala prepara-se para adquirir empresa chilena
Operação tem valor aproximado de 77 milhões de euros
O grupo espanhol Vidrala, detentor de fábricas de embalagens de vidro na Marinha Grande, firmou um acordo para a aquisição de 100% do capital da empresa chilena Cristalerías Toro, produtora de embalagens de vidro localizada na região metropolitana de Santiago do Chile.
"A vidraria atende a uma ampla gama de clientes nos segmentos de alimentos e bebidas, muitos deles globais e complementares à base comercial da Vidrala. Esta aquisição insere-se na estratégia de internacionalização da Vidrala, que mantém posições de destaque no Sul da Europa, no Reino Unido e, desde 2023, no Brasil", informa o grupo espanhol em nota de imprensa.
"Com esta nova operação, a Vidrala reforça a sua presença na América Latina com uma base industrial no Chile, país com forte tradição industrial nos sectores agroalimentar e de bebidas e com um mercado caracterizado pela presença de clientes estratégicos para o grupo", prossegue a mesma fonte.
"A operação, cujo valor aproximado é de 77 milhões de euros, está condicionada ao cumprimento de certas condições que são fundamentais para a implementação do modelo industrial do grupo. Após a conclusão da operação, prevista para o início de 2026, a empresa prevê manter uma posição financeira sólida, com dívida líquida consolidada consistentemente abaixo de 0,5 vez o EBITDA anual", salienta o grupo.
"A Vidrala reconhece a trajectória, o compromisso e a qualidade do trabalho que os accionistas e as equipas da Cristalerías Toro demonstraram ao longo dos anos, e conta com eles para estabelecer as bases de um projecto de futuro alinhado com os desafios e oportunidades do sector", realça ainda.