Sociedade

Videovigilância permite identificação e detenção de suspeito de roubo em Leiria

20 nov 2023 16:33

Homem ficou em prisão preventiva

videovigilancia-permite-identificacao-e-detencao-de-suspeito-de-roubo-em-leiria
Sistema de câmaras instalado na cidade serve de prova
Ricardo Graça/Arquivo

Um suspeito de 29 anos foi detido em flagrante delito pela prática de um crime de roubo na cidade de Leiria, após ter sido identificado pela PSP através das câmaras do sistema de videovigilância.

Na madrugada de sábado, dois homens abordaram um jovem de 24 anos, que circulava sozinho numa das ruas do centro de Leiria e forçaram-no a deslocar-se a um multibanco para levantar dinheiro.

Após o assalto, a vítima comunicou à PSP o sucedido e descreveu as características dos suspeitos. Através do sistema de videovigilância da cidade foi possível "localizar, de imediato, um deles, permitindo direccionar os meios policiais necessários para garantir, de forma eficaz, a sua intercepção", refere um comunicado do Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública.

Os agentes conseguiram recuperar o dinheiro roubado, que estava na posse do detido.

A PSP acrescenta que o suspeito estava a violar a prisão domiciliária que lhe tinha sido decretada no âmbito de um outro processo. Após ter sido presente a juiz de instrução criminal, foi-lhe aplicada a medida de coacção de prisão preventiva.

“As imagens do sistema de videovigilância público foram essenciais para perceber a actuação dos suspeitos, tendo sido possível reconstruir a sua actuação, desde o momento em que procederam à abordagem da vítima até à intervenção policial”, refere o comunicado.

As imagens captadas servem ainda de “prova inequívoca da sua conduta, contribuindo para que o suspeito fosse detido”.

“Foi, igualmente, possível verificar que os referidos suspeitos abordaram, eventualmente com o mesmo propósito, outros jovens que circulavam sozinhos na cidade de Leiria, pelo que, caso alguém tenha sido vítima de crime idêntico, contacte com a PSP de Leiria”, alerta aquela força policial.

A PSP encontra-se a desenvolver diligências no sentido de apurar a identificação do segundo suspeito da prática do referido crime.