Sociedade

A vida nova do autarca que nunca quis ser político

10 mar 2018 00:00

António Lucas na Máquina do Tempo

a-vida-nova-do-autarca-que-nunca-quis-ser-politico-8258
Daniela Franco Sousa

Esteve 16 anos a liderar os destinos da Câmara da Batalha e, mesmo assim, António Lucas confessa ao JORNAL DE LEIRIA que não é político, nem nunca foi. Para o ex-presidente, política era apenas “tentar ajudar as outras pessoas”.

E hoje, volvidos cinco anos desde que deixou a Câmara, António Lucas conta como foi o seu regresso ao sector privado e mostra como se deve actuar para largar a azafama da Autarquia sem que a chegada da nova rotina doa. Mentalização, trabalho e novos projectos podem ser a chave para o êxito nessa nova vida.

António Lucas, de 59 anos, presidiu a Câmara da Batalha entre 1997 e 2013. Mas a sua ligação àquela casa começou oito anos antes, quando Raul Castro, grande amigo, o convenceu a integrar a sua lista pelo CDS-PP. Depois de ter sido eleito uma primeira vez, António Lucas manteve- se na Câmara no mandato seguinte de Castro, como vice-presidente. Aceitou o desafio sem imaginar ser vereador em permanência.

“Mas a vida tem destas coisas e nós não podemos dizer nem nunca nem sempre”, sublinha o ex-autarca. Por essa altura, António Lucas era gerente bancário na União dos Bancos Portugueses, em Leiria. Sucede que o banco foi vendido e o caminho que a instituição estava a trilhar deixou de lhe agradar. “Acabei por assumir o segundo lugar, numa perspectiva de transitoriedade. Não me passava pela cabeça ser presidente da C&ac

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Se efectivar a sua assinatura durante o mês de Maio, 10€ reverterão para o combate à fome na nossa região.

#SEMFOMENAREGIÃO

Junte-se a uma grande causa

Ao assinar o Jornal de Leiria durante o mês de Maio, está a contribuir com 10€ para o combate à fome na nossa região.

Uma iniciativa com o apoio Makro

Saiba mais aqui.