Sociedade

Victor Maria, o marinhense que trocou o cristal pelas letras

23 jun 2022 10:14

“Tive de ir à presença de Marcello Caetano e jurar com as mãos sobre a Bíblia”

victor-maria-o-marinhense-que-trocou-o-cristal-pelas-letras
Escritor é autor de mais de duas dezenas de volumes, escritos em francês e português
DR
Jacinto Silva Duro

Sempre que Victor Maria entra numa sala, a sua aura, mais do que a presença física, toma conta do espaço. Olhar límpido, amigável e curioso, cativa-nos com o seu discurso.

Tal como o seu homónimo francês novecentista – Victor-Marie Hugo ou só Victor Hugo -, é um autor premiado, radicado em França há quatro décadas, desde que saiu da sua Marinha Grande natal com a PIDE na peugada.

Ali, construiu uma vida como empresário e de ajuda ao próximo. Missão que concretiza através da participação em associações locais e que alia à paixão pelas letras.

Em 2015, recebeu o Prémio Camões, através da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, pela obra em língua francesa “La Vieille Maison de Briques - Bribes d’Une Enfance Portugaise”, livro onde recorda a ancestral casa de família na zona da praia de Mi

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ