Sociedade

Via-Sacra ao Vivo regressa à vila medieval de Ourém dois anos depois

17 mar 2022 14:45

Presidente da câmara considera o evento uma "marca" na região

via-sacra-ao-vivo-regressa-a-vila-medieval-de-ourem-dois-anos-depois

A vila medieval de Ourém volta a receber a Via-Sacra ao Vivo, evento que decorre na Sexta-feira Santa e que envolve cerca de 100 atores e figurantes da comunidade local.

Esta recriação histórica, que se realiza no dia 15 de abril, pelas 15:00, regressa após dois anos de interregno, informa uma nota de imprensa.

Na Semana Santa, refere aquele município do distrito de Santarém, as ruas da Vila Medieval de Ourém tornam-se palco das últimas passagens da vida terrena de Jesus.

A Via-Sacra ao Vivo é dramatizada por cerca de 100 actores e figurantes da comunidade local, que, além da requalificação do Castelo e Paço dos Condes de Ourém, irá proporcionar um novo cenário, um novo protagonista também irá encarnar Jesus Cristo ao longo das 14 estações da Via-Sacra.

“Fizemos uma pausa devido à pandemia, mas até coincidiu com o período em que estávamos a realizar obras no castelo, o que iria dificultar o evento. Claro que o realizaríamos, com algumas alterações”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Luís Albuquerque (coligação PSD/CDS-PP Ourém Sempre).

O autarca referiu que este evento é “considerado uma marca” na região, mesmo “a nível nacional”, sendo “muito procurado”. Por isso, será também apresentado na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

A Câmara Municipal de Ourém oferece um serviço de transporte gratuito, que levará os interessados desde o Centro Municipal de Exposições de Ourém até ao Centro Histórico de Ourém, permitindo que todos possam assistir à tão “reconhecida representação”, refere a autarquia.

De 10 a 17 de abril, a vila medieval de Ourém oferece um vasto programa cultural aliado às cerimónias religiosas promovidas pela Paróquia de Nossa Senhora das Misericórdias, no âmbito da Semana Santa.

A Via-Sacra ao Vivo na Vila Medieval de Ourém tem organização do Município de Ourém, Paróquia de Nossa Senhora das Misericórdias e Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias e conta com as participações da Sociedade Filarmónica Ouriense, Bombeiros Voluntários de Ourém, Forças de Segurança Pública, Agrupamento de Escuteiros das Misericórdias, entre outros parceiros, refere a mesma nota.