Economia

Vendas de Engineering & Tooling poderão crescer 10% este ano

7 out 2016 00:00

“Modelo consolidado de internacionalização” é vantagem face aos principais concorrentes

vendas-de-engineering-tooling-poderao-crescer-10-este-ano-5138
Raquel de Sousa Silva

As exportações da indústria portuguesa de Engineering & Tooling poderão este ano crescer 10%. A previsão foi apresentada sexta-feira na conferência internacional realizada no âmbito da Semana dos Moldes, na Marinha Grande, por José Camacho, que destacou a “capacidade de resiliência”, a afirmação e a tecnologia desta indústria, bem como a “qualidade humana” dos seus protagonistas.

De acordo com os últimos dados da Cefamol, associação que representa o sector, no ano passado as exportações totalizaram 591 milhões de euros, representando 85% da produção total.

A indústria “tem vindo a crescer e a consolidar a sua notoriedade no mercado internacional, impulsionada quer pela procura externa quer pelo conjunto de competências e capacidades produtivas que oferece aos seus clientes”.

José Camacho lembrou naquele evento que a concorrência internacional “vai apertar”, nomeadamente por parte da China, que já está a vender a preços mais altos, o que poderá significar que “a qualidade melhorou”.

Para o representante da BIID Portugal, “há uma enorme oportunidade” na indústria 4.0 e o Engineering & Tooling pode conseguir mais trabalho, já que apresenta vantagens face a alguns dos seus concorrentes, nomeadamente àquele país asiático, como a flexibilidade e a proximidade.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo