Economia

Venda de carne e de enchidos não se ressente em Leiria

5 nov 2015 00:00

É esperar para ver, dizem os produtores e comerciantes de carne e de enchidos ouvidos pelo JORNAL DE LEIRIA. Para já, o alerta da OMS pouco mudou os hábitos dos consumidores da região

venda-de-carne-e-de-enchidos-nao-se-ressente-em-leiria-2396
Daniela Franco Sousa

O estudo da Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro, recentemente divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e que alerta para os efeitos do consumo de carne vermelha e de produtos processados na saúde, parece não estar a ter grande impacto nas vendas destes bens na região de Leiria. Não para já, notam alguns produtores e comerciantes ouvidos pelo JORNAL DE LEIRIA, que, mesmo assim, admitem que a notícia ainda pode vir a ter reflexos nos próximos tempos.

Na semana passada, a agência internacional alertou para os efeitos do consumo de carne vermelha e dos produtos processados de carne como “carcinogénicos para humanos”. Este estudo incluiu neste grupo as carnes de vaca, vitela, porco, carneiro, cavalo ou cabra e também todos os produtos transformados através de salga, fumeiro, fermentação ou de outros processos para melhorar o sabor ou conservação. E concluiu que, por cada 100 gramas por dia de carne vermelha, o risco de cancro do intestino aumenta 17%, e que, no caso de uma ingestão diária de 50 gramas de carne processada, o risco de desenvolver cancro do intestino aumenta em 18%.

Leia mais na edição impressa ou faça registo e descarregue o PDF