Login
Esqueci a password

Se esqueceu o seu Username ou a sua Password envie-nos o seu e-mail e receberá os seus dados de acesso por e-mail.

Se não sabe que endereço de e-mail utilizou no seu registo, por favor contacte os nossos serviços através do nosso e-mail assinantes@jornaldeleiria.pt.

Para procurar palavras exactas utilize aspas. Ex: "Castelo de Leiria" "Jornal de Leiria"
Área restrita

A secção que pretende aceder é restrita a assinantes do Jornal de Leiria. Para se tornar assinante vá à área Assinatura.

Se já for assinante da edição impressa, pode registar-se na edição online, sem custos adicionais.

Caso já tenha um registo, efectue login.

Vânia Beliz: "As mulheres nunca foram ensinadas para o prazer"
Foto de Ricardo Graça

Sociedade

20 Abril 2017

Vânia Beliz: "As mulheres nunca foram ensinadas para o prazer"

Lima Litoral

A sexóloga diz que há cada vez mais homens que têm como prioridade satisfazer as parceiras.

Escreveu um livro chamado Ponto Quê? Os homens são assim tão ignorantes em relação às mulheres?
Muitas vezes fico surpreendida com o desconhecimento das mulheres, principalmente em relação às questões do corpo. Mas as mulheres nunca foram ensinadas para o prazer, tem a ver com a educação. E os homens, durante muito tempo, viam o sexo como algo procriativo. Há mulheres mais velhas que dizem que as relações sexuais eram rápidas, desconfortáveis e pouco gratificantes. Hoje em dia os homens já não têm essa postura, pelo contrário, noto que têm um interesse muito grande por perceber como é que o corpo das mulheres funciona. Há cada vez mais homens que têm como prioridade dar prazer às parceiras.

Quem é que se preocupa mais com essa ideia de sucesso na relação sexual? Eles ou elas?
Ambos. A mulher esforça-se, mesmo que não consiga atingir o orgasmo, pelo facto de elas terem mais dificuldade em atingir o orgasmo, por questões biológicas. É preciso que as pessoas percebam que o orgasmo é o culminar do nosso prazer, mas não significa que uma pessoa que não tenha orgasmos não tenha prazer. E vejo por parte dos homens muitas perguntas relacionadas com o dar mais prazer. Aquela coisa de antigamente de os homens só quererem ter o seu prazer e virarem-se para o lado, acho que cada vez menos acontece, principalmente nos casais mais jovens, em que as mulheres se emanciparam e sabem muitas outras coisas. E acabam por ser elas a pressionar a relação para que procurem outras coisas na relação.

Que questões biológicas?
Os pénis são como os automóveis e as vaginas como as garagens. Os homens querem muito ter um pénis grande, mas se a mulher tiver uma vagina curta, ou estreita, isso poderá causar problemas na relação sexual. As questões biológicas de que falo têm a ver com o facto de os homens serem biologicamente mais eficazes, têm um desejo mais fácil, excitam-se mais facilmente e conseguem ejacular ou ter prazer mais facilmente. Nas mulheres as coisas não funcionam assim. Basta ver que os modelos de resposta sexual das mulheres são muito complexos em relação aos dos homens. Uma mulher para se conseguir excitar é preciso que uma série de variáveis se reúnam. Por exemplo, a mulher tem que estar relaxada, num ambiente em que se sinta confortável e segura, tem que estar bem com ela e sentir-se bem com o seu corpo, enquanto o homem é muito mais objectivo. 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.

Jornal de Leiria
RedacçãoJornal de Leiria redaccao@jornaldeleiria.pt






Os comentários são da exclusiva responsabilidade do utilizador

Publicações
relacionadas -