Sociedade

Vandalizada obra de futuro lar de idosos em Santa Eufémia, Leiria

17 jul 2025 11:06

Corte de cabos em alumínio de posto de transformação (PT) existente junto às futuras instalações da AMBESSE

vandalizada-obra-de-futuro-lar-de-idosos-em-santa-eufemia-leiria
Cabos foram cortados e deixados no local
DR

A obra das novas instalações da AMBESSE, Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Santa Eufémia, em Leiria, para lar de idosos e centro de dia, foi vandalizada no início desta semana.

Segundo o presidente da direcção da instituição, José Maria Faria, foram cortados os cabos que fazem a ligação entre posto de transformação (PT) existente junto à futura ERPI - Estrutura Residencial para Idosos - e o poste eléctrico localizado nas imediações do pavilhão gimnodesportivo.

"São cabos em alumínio, que não têm grande valor comercial. Foram deixados no local", relata o dirigente, que acredita que se trata de um acto de "vandalismo e de maldade".

O presidente da AMBESSE admite que, se houver necessidade de substituir os cabos na totalidade, o prejuízo rondará os "dez mil euros". "É muito duro para quem anda a lutar, de forma voluntária, para que esta obra esteja na fase final", desabafa José Maria Faria.

Com um custo que rondará os três milhões de euros, valor comparticipado pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES.03), a obra da AMBESSE dará resposta às valências de ERPI, com 44 camas, e de centro de dia, para 32 utentes. Acolherá também o serviço de apoio domiciliário, a única resposta da instituição actualmente, com capacidade para 36 utentes. A inauguração está prevista para Setembro.