Sociedade

Valorlis tem mais 800 compostores para entregar na região

18 jun 2023 09:00

As inscrições podem ser feitas até 30 de Junho e estão abertas a residentes nos concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém.

valorlis-tem-mais-800-compostores-para-entregar-na-regiao
Entrega dos compostores é antecedida de uma acção de formação sobre boas práticas de compostagem

Tem um jardim, um quintal ou uma horta e um agregado familiar com duas ou mais pessoas? Então, pode candidatar-se a receber um dos 800 novos compostores que a Valorlis vai distribuir nos concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém.

As inscrições decorrem até ao dia 30 de Junho, através do preenchimento de um formulário disponível no site da Valorlis. Após essa fase, os munícipes são convocados para participar numa acção de sensibilização, sobre as boas práticas da compostagem doméstica, durante a qual lhes será entregue o compostor.

A Valorlis explica, numa nota de imprensa, que a entrega destes equipamentos decorre da “aposta no alargamento” do seu programa de compostagem, que “visa o tratamento na origem de resíduos urbanos biodegradáveis”.

A compostagem doméstica permite aproveitar os resíduos provenientes da cozinha e do jardim, transformando-os em composto “rico em nutrientes”, que melhora as características do solo e reduz a quantidade de fertilizantes químicos e a quantidade de água necessária para rega.

Citada naquela nota de imprensa, Marta Guerreiro, administradora-delegada da Valorlis, frisa o “potencial” da prática de compostagem doméstica na valorização da matéria orgânica e na sensibilização da população para práticas saudáveis e amigas do ambiente.

“Pretendemos, com este projecto, proporcionar condições aos munícipes para reciclarem os resíduos que produzem nas suas habitações, com vantagens económicas e ambientais para todos”, salienta a administradora da Valorlis.

De acordo com dados da empresa, no âmbito da segunda fase do projecto Compostar Outra Forma de Reciclar, a decorrer desde 2021, há mais 2.872 munícipes a fazer compostagem doméstica, com um compostor oferecido pela Valorlis, e já foram realizadas cerca de 50 acções de sensibilização.