Sociedade

Valorlis premeia escolas por desempenho ambiental

7 set 2020 15:07

Concurso Separa e Ganha no Amarelo e Azul contou com a participação de 62 escolas da região. O Jardim de Infância de Assanha da Paz, em Almagreira, Pombal, foi a instituição que, por aluno, separou mais material.

valorlis-premeia-escolas-por-desempenho-ambiental

O concurso Separa e Ganha no Amarelo e Azul, promovido no último ano lectivo pela Valorlis junto das escolas da região (Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós), permitiu recolher 71 toneladas de material para reciclagem. 


A iniciativa contou com a participação de 62 estabelecimentos de ensino, que responderam ao desafio lançado pela Valorlis para estimularem a recolha selectiva de resíduos e que vão agora ser premiadas pela empresa. 


Reconhecendo “excelente desempenho ambiental” das escolas aderentes, a Valorlis irá atribuir-lhes mais de 3 mil euros para adquirirem materiais de acção pedagógica, bens materiais ou serviços que permitam melhorar a prática pedagógica.


O concurso, que decorre no programa Ecovalor, desafiava os estabelecimentos de ensino a promover a recolha de resíduos domésticos recicláveis, nomeadamente embalagens de plástico e metal e/ou papel/cartão. No total, a iniciativa permitiu enviar para a reciclagem 71 toneladas de resíduos (50 de papel/cartão e 21 de plástico e metal).


De acordo com informação da Valorlis, o Jardim de Infância de Assanha da Paz, Almagreira, Pombal, e a Escola Básica de Outeiro da Fonte, em Carvide, Leiria, foram as instituições que, por aluno, mais resíduos separaram por aluno, com 77 e 62 quilogramas (Kg) por aluno, respectivamente.


Citada por um comunicado da Valorlis, Marta Guerreiro, administradora-delegada da empresa, explica que o programa pretende “aumentar os hábitos de reciclagem nas escolas e na comunidade evolvente, impulsionando a prática diária da separação dos resíduos recicláveis”, considerando os resultados “muito” satisfatórios.


Segundo a dirigente, os resultados “têm vindo a melhorar de ano para ano”, contribuindo para tal “o envolvimento dos professores, alunos e das suas famílias em promover boas práticas ambientais nas instituições, ganha o ambiente e ganham as escolas envolvidas”.


O programa Ecovalor integra a oferta de educação ambiental da Valorlis que inclui ainda visitas, materiais informativos sobre a reciclagem e acções de sensibilização sobre o ciclo dos resíduos, às quais a empresa pretende “dar continuidade”.