Sociedade

Valorlis atribui selo Ecovento às Festas da Batalha

7 ago 2023 15:12

A classificação de Ecoevento atribui ao “evento um carácter de responsabilidade, preocupação e sustentabilidade

valorlis-atribui-selo-ecovento-as-festas-da-batalha

A Valorlis atribui o selo Ecovento às Festas da Batalha, “pela sua preocupação e empenho em implementar boas práticas de separação selectiva durante o evento”.

Segundo uma nota da Valorlis, a classificação de Ecoevento atribui ao “evento um carácter de responsabilidade, preocupação e sustentabilidade, destacando-se pelo compromisso na implementação de um plano de gestão de resíduos que facilite a deposição de resíduos de embalagens provenientes do público, associações e das entidades participantes e posterior encaminhamento para reciclagem”.

A Valorlis e o Município da Batalha converteram as quantidades de recicláveis produzidas no evento em ajudas técnicas à Casa do Mimo - Instituição Particular de Solidariedade Social com a valência de Centro de Lúdico e Ocupacional para Crianças e Jovens com Necessidades Especiais.

“O envolvimento de todos os visitantes, associações e instituições será imprescindível para garantir que o evento se distinga pelas melhores práticas ambientais e sociais”, lê-se na nota de imprensa.

Ao reciclar nas Festas da Batalha habilita-se a ganhar prémios através da app Recycle BinGo, uma aplicação que funciona como um jogo, que pretende premiar o bom desempenho ambiental dos cidadãos.

“Os utilizadores ao fazerem check in nos pontos de reciclagem geolocalizados, desbloqueiam um conjunto de EcoGifts, com os quais vão preenchendo os cartões BinGo. As EcoMoedas ganhas podem ser trocadas por prémios, como, vales de desconto no supermercado, lojas de desporto, entradas em museus e muito mais.”

Os utilizadores podem ainda ganhar pontos extra e prémios especiais do evento ao completarem a missão especial Reciclar é nas Festas da Batalha.

Durante o evento será feita uma campanha de sensibilização com foco na reciclagem, mobilizando visitantes, associações e comerciantes para uma acção comprometida com base nos valores, princípios e práticas sustentáveis do evento.