Sociedade

Valorlis abre inscrições para compostagem doméstica

21 nov 2023 11:00

Programa envolve munícipes de Marinha Grande, Batalha, Leiria, Pombal, Porto de Mós e Ourém

valorlis-abre-inscricoes-para-compostagem-domestica
Compostagem doméstica é um processo natural de reciclagem de matéria orgânica
Valorlis

A Valorlis tem em curso o programa de compostagem doméstica, para oferta de compostores a munícipes dos concelhos de Marinha Grande, Batalha, Leiria, Pombal, Porto de Mós e Ourém.

"Quem tiver jardim, quintal ou horta e quiser fazer parte do Programa de Compostagem da Valorlis deverá fazer a inscrição, preenchendo o formulário disponível no website www.valorlis.pt, sendo a atribuição do equipamento limitada ao stock existente. Depois da inscrição, os munícipes são convocados para participar numa acção de sensibilização, sobre as boas práticas da compostagem doméstica, e receber o seu compostor", informa a Câmara da Marinha Grande, uma das parceiras da iniciativa.

Poderá inscrever-se quem: "reside nos concelhos de abrangência da Valorlis (Marinha Grande, Batalha, Leiria, Pombal, Porto de Mós e Ourém); tem uma moradia com um pequeno espaço exterior na sua habitação (jardim, quintal ou horta); tem um agregado familiar igual ou superior a duas pessoas", informa o município.

"A compostagem doméstica é um processo natural de reciclagem de matéria orgânica, que permite aproveitar os resíduos provenientes da cozinha, e jardim, e transformá-los num fertilizante rico em nutrientes a que se chama composto. Ao ser utilizado, o composto melhora as características do solo, permite diminuir a quantidade de fertilizantes químicos e diminui a quantidade de água necessária para rega", explica a mesma fonte.