Sociedade

"Vai de Bike" fomenta uso da bicicleta junto dos mais novos, na Marinha Grande

19 mai 2023 09:44

Projecto será apresentado terça-feira na Escola Básica Guilherme Stephens

vai-de-bike-fomenta-uso-da-bicicleta-junto-dos-mais-novos-na-marinha-grande
Iniciativa visa contar com a participação das várias entidades locais
alejandro-lopez-unsplash

O Município da Marinha Grande vai apresentar publicamente o projecto Vai de Bike, no dia 23 de Maio, pelas 10 horas, na Escola Básica Guilherme Stephens, que visa fomentar o uso da bicicleta junto do público infantil e juvenil.

Em comunicado, a autarquia informa que se trata de "uma iniciativa destinada às crianças da educação pré-escolar e aos alunos dos 1.º e 2.º CEB, em estreita articulação com os Agrupamentos de Escolas do concelho e contando com o apoio do Programa Desporto Escolar Sobre Rodas, do Programa Nacional de Ciclismo para Todos e do Programa Escola Segura".

"Com uma matriz identitária bastante ligada à utilização da bicicleta no território, o Município da Marinha Grande pretende desenvolver este projecto, assumindo o compromisso associado à Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável 2030, criada para assegurar a promoção do uso da bicicleta e a consequente adopção de hábitos de vida mais saudáveis", prossegue a câmara.

"Considerando que a capacidade de andar de bicicleta é revestida de um enorme valor educativo, sustentável e ecológico, o projecto Vai de Bike interage com outros projectos e programas educativos, como o Programa Eco-Escolas e o Projecto de Educação para a Saúde", refere a autarquia.

"Pretende-se que esta iniciativa tenha a colaboração e participação das várias entidades locais, potenciando a construção de ciclovias de acesso às escolas e de pistas de prevenção rodoviária, para assegurar um desenvolvimento mais sustentável e um futuro mais promissor para as novas gerações", remata o município.