Economia

Vaga de calor destrói até 40% da produção vinícola da região

16 ago 2018 00:00

A onda de calor que recentemente se fez sentir em Portugal também deixou marcas profundas em várias culturas da região, como a vinha ou pêra rocha

vaga-de-calor-destroi-ate-40-da-producao-vinicola-da-regiao-9094
Daniela Franco Sousa

Bernardo Gouvêa, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, anunciou que a vaga de calor que se registou nos últimos dias provocou "perdas de produção total em alguns produtores de vinho da região de Lisboa”, sendo que os impactos foram diferentes consoante os concelhos e até o tipo de casta.

O nosso jornal contactou diversos viticultores do distrito de Leiria (que integram a Região de Lisboa) e percebeu que nesta zona as perdas também foram acentuadas, correspondendo a uma quebra de 30% a 40% da produção.

Na Companhia Agrícola do Sanguinhal, no Bombarral, Carlos Fonseca começa por sublinhar que o impacto concreto desta vaga de calor só será conhecida dentro de algumas semanas. No entanto, expõe, “observando as uvas que ficaram queimadas pelo sol e, pela experiência que tenho, estou convencido de que teremos quebras de produção de 30% a 40%”.

É de resto esta a quebra estimada pela maior parte dos produtores de vinho da sua região, salienta Carlos Fonseca. O empresário explica que a sua companhia explora 100 hectares de vinha. Desta área, cerca de 30 hectares são destinados a vinha nova, que não parece ter sido afectada pelo calor. Mas nos restantes 70 hectares, Carlos Fonseca estima uma quebra de 250 a 300 toneladas em relação ao ano passado, que foi de 700 toneladas.

Contas feitas, os prejuízos serão de 150 mil euros (se pensarmos apenas nas uvas), mas de 400 mil euros (se pensarmos nos prejuízos que a quebra de produção significará em vinho engarrafado).

“Uma vez que é raro assistir nesta região a grandes geadas ou granizo, e menos ainda a temperaturas tão altas, habitualmente não fazemos seguros para a vinha. E este ano também não fizemos”, realça o produtor.

Em Leiria, Luís Rosado, do Paço das Côrtes, ainda não sabe quantificar o valor do prejuízo, mas estima que a quebra de produção se situe em cerca de 30%. Em parceria com vários viticultores, a sua empresa gere 100 hectares de vinha e, directa e indirectamente, exporta 95% do que produz para mercados tão diferentes como Noruega, Polónia, Alemanha, Irlanda, Estados Unidos ou China.

Luís Rosado explica que os produtores com os quais o Paço das Côrtes tem parceria são detentores de seguros. O problema, nota o empresário, é que os seguros que têm não contemplam prejuízos que resultem destes excessos de calor, que são “situações anómalas” por estes concelhos. António Lopes, responsável pela Vidigal Wines, de Leiria, está apreensivo. A sua produção é feita a 70 quilómetros de Lisboa, entre Caldas da Rainha e o Cadaval, e no ano passado rendeu quatro mil toneladas.

Este ano, após a onda de calor das últimas semanas, o empresário estima uma quebra na produção de cerca de 30%. “Na Primavera, as chuvas e a humidade trouxeram pragas e foi preciso investir no tratamento da vinha. Este calor trouxe quebra de produção, e há

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ