Sociedade

Ur’Gente lança campanha de prevenção da violência contra profissionais de saúde

9 mai 2023 12:37

Associação de utentes de Porto de Mós promove iniciativa num momento em que “a elevada escassez” de médicos “está a exasperar os utentes”.

urgente-lanca-campanha-de-prevencao-da-violencia-contra-profissionais-de-saude
"Respeita Quem Cuida" é o mote da campanha

Respeita Quem Cuida é o mote da campanha de prevenção da violência contra profissionais de saúde que a Ur’Gente, associação de utentes da saúde de Porto de Mós, está a promover.

Em comunicado, a organização explica que o objectivo é sensibilizar a população para a "prevenção da violência verbal e física" contra quem trabalha nas unidades de saúde do concelho.

A campanha surge num momento em que a “elevada escassez” de recursos humanos, sobretudo médicos, “está a exasperar os utentes que procuram por uma consulta e a provocar um enorme stress e fadiga nos poucos profissionais que restam nas unidades".

“Pressionar os profissionais, de forma não digna, irá desmotivar esses profissionais e irá ser um motivo para que abandonem a função pública para o qual tinham afinidades, procurando clínicas e hospitais privados onde a pressão laboral é muito menor e as remunerações serão superiores”, adverte Leonel Santos, responsável regional pela monitorização do fenómeno da violência contra os profissionais de saúde.

No âmbito da campanha, iniciada durante a Feira da Saúde de Porto de Mós, realizada no último fim-de-semana, a Ur’Gente produziu também um número especial do seu boletim informativo apenas dedicado ao tema que está a ser distribuído por todos os pólos de saúde do concelho, juntamente com um cartaz alusivo.