Saúde

Urgência do hospital de Leiria está hoje sem ortopedistas, denuncia sindicato

1 out 2021 09:43

Sindicato Independente dos Médicos diz que “não há ninguém” para a escala de ortopedia na urgência esta sexta-feira e que nos dois últimos fins-de-semana de Outubro também a escala de cirurgia na urgência está comprometida

urgencia-do-hospital-de-leiria-esta-hoje-sem-ortopedistas-denuncia-sindicato

O Centro Hospitalar de Leiria confirma a falta de ortopedistas para o serviço de urgência, numa resposta por escrito enviada minutos antes das 13 horas.

"O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) confirma que, efectivamente, ao dia de hoje, não foi possível preencher a escala de urgência de ortopedia entre as 9 horas e as 20 horas. Estão ortopedistas a trabalhar no hospital no internamento para apoio aos doentes internados. O pequeno e grande trauma são encaminhados para outras unidades de saúde da região e o CHL está inclusivamente articulado com o seu hospital de referência, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Esta situação foi comunicada ao INEM e ao CODU", refere o CHL.

"Quanto às escalas futuras, o CHL está a desenvolver todos os esforços para ultrapassar as eventuais falhas, tendo sempre em consideração que o SNS funciona em rede e que a segurança dos doentes e profissionais não pode ser posta em causa", lê-se na nota remetida ao JORNAL DE LEIRIA.

Conforme o JORNAL DE LEIRIA noticiou esta manhã, desde as 9 horas desta sexta-feira que o hospital de Leiria está sem ortopedistas para a escala de urgência, situação sinalizada pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

“Neste momento, temos problemas graves na escala de urgência da ortopedia do hospital de Leiria", diz José Carlos Almeida, secretário regional do centro do Sindicato Independente dos Médicos. “Não está ninguém escalado para hoje, aliás, estão de saída da urgência dois colegas que fizeram 24 horas e um que fez 12 horas e que obviamente não estarão em condições físicas e mentais para continuar o serviço, isso poderia pôr em risco a segurança dos doentes”.

“Não há ninguém. Há um colega que está de residência interna até às 13 horas”, acrescenta. “A residência interna, para além da actividade clínica, é ver doentes que estejam nas enfermarias e que necessitem do apoio do ortopedista, mas a nível de internamento”.

Segundo José Carlos Almeida, “nos últimos dois fins-de-semana de Outubro, a escala de cirurgia também está comprometida” na urgência do hospital de Leiria “porque não há ninguém escalado”.

“Não sei se o conselho de administração vai conseguir tirar três ortopedistas da manga para a escala de urgência”, refere o dirigente do Sindicato Independente dos Médicos. “Se o fizer, vai pôr em risco o atendimento aos doentes que estejam em enfermaria ou vai ter de desmarcar consultas que estejam agendadas, porque os médicos não podem estar em dois sítios ao mesmo tempo”.

Para José Carlos Almeida, “a solução passará, talvez, por encerrar a urgência de ortopedia quando não houver médicos e referenciar os doentes para outros hospitais, seja para Lisboa, seja para Coimbra”.

O secretário regional do centro do SIM lembra que “desde há vários anos a escala de urgência” no hospital de Leiria “tem tido deficiências nas diversas especialidades”.

Recentemente, o CHL anunciou que vai aumentar o valor a pagar aos médicos generalistas para exercício de funções no serviço de Urgência Geral do hospital de Leiria

Nos meses de Julho e Agosto, as faltas dos médicos externos no hospital de Leiria atingiram os 71%.

Conforme o JORNAL DE LEIRIA já tinha noticiado, a falta de médicos na urgência do hospital de Leiria está a desesperar os utentes e a prolongar os tempos de espera.

O conselho de administração aponta a pandemia como uma das causas do condicionamento das urgências no hospital de Leiria.

Até meados de Setembro, o CHL ocupou 19 vagas para médicos das 36 atribuídas em Julho pelo Ministério da Saúde.

* Notícia actualizada às 12:58 horas com a reacção do Centro Hospitalar de Leiria