Saúde

Urgência do hospital de Leiria atendeu mais de 500 utentes num dia

30 jan 2019 00:00

Apesar de ainda se manter uma elevada procura nos serviços de urgência, foi já possível ultrapassar as dificuldades criadas por um elevado afluxo de doentes.

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Durante o fim-de-semana, o Hospital de Santo André do Centro Hospitalar de Leiria atendeu mais de 500 utentes por dia. De um total de 1.761 utentes atendidos no Serviço de Urgência Geral (SUG) 41% não eram urgentes (pulseiras azul e verde) e, por isso, não necessitavam de acorrer a estes serviços, anunciou hoje o Conselho de Administração.

O Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) informa que, apesar de ainda se manter uma elevada procura nos serviços de urgência, foi já possível ultrapassar as dificuldades criadas por um elevado afluxo de doentes ao longo do fim-de-semana e do dia de segunda-feira.

“Com um volume de doentes que foi crescendo e agravando ao longo do fim-de-semana e no dia de segunda-feira, as urgências do CHL atingiram valores de mais de 500 atendimentos diários, passando de 521 utentes no sábado, para 658 utentes no dia 28 de Janeiro”, revelou o CHL em comunicado.

No total dos três dias, o SUG “recebeu 241 ambulâncias, sendo que, destas, 7,5% não vinham referenciadas pelo CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes]”.

“Dos doentes que chegaram em ambulâncias do INEM, 25% eram pouco urgentes ou não urgentes. Registou-se também que 67,5% dos utentes acorreram ao SUG do HSA o fizeram de forma autónoma, por meios próprios, o que é uma percentagem excessiva face às características destes serviços”, referiu o CA.

Salientando que em 24 horas o CHL conseguiu “garantir a estabilização do funcionamento dos serviços, mesmo que ainda sobrecarregados”, o CA explicou que a afluência às urgências, “situação, atípica e não previsível, implicou um grande afluxo de doentes num curto espaço de tempo”, o que “acontece esporadicamente neste e noutros serviços do SNS [Serviço Nacional de Saúde]”.

O hospital recordou que o Plano de Contingência foi activado a 9 de Janeiro, perante o cenário de epidemia gripal. Esta medida “foi efectiva na resolução das dificuldades relacionadas com o acesso elevado às urgências, nomeadamente com o reforço das equipas, com profissionais disponíveis, empenhados e dedicados”.

“Recorde-se que as urgências do CHL, especialmente o SUG do HSA, são a única porta aberta nas 24 horas do dia em todo o fim-de-semana, e somando uma segunda-feira em que o serviço recebeu muitas pessoas em pouco tempo, criou-se um pico extraordinário que só medidas excepcionais permitiram ultrapassar. Essas medidas foram tomadas e, ainda que com algumas demoras no atendimento, face ao volume momentâneo e excessivo de doentes”, lê-se ainda na nota de imprensa.

O CA do CHL reitera a “necessidade da colaboração de todos os intervenientes na rede de cuidados, e também dos utentes, para que as urgências hospitalares sejam usadas de forma correta”.

E aconselha: “em caso de doença, o utente deverá ligar para a Linha SNS24 - 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e dúvidas com medicação, ou recorrer aos cuidados de saúde primários”.

Na segunda-feira, as macas de diferentes corporações retidas no hospital de Santo André deixaram dezenas de ambulâncias inoperativas, sem possibilidade de fazerem socorro.