Saúde

Urgência de Psiquiatria abre no hospital de Caldas da Rainha

23 mar 2024 09:29

O serviço funciona todos os dias úteis, entre as 8 e as 20 horas

urgencia-de-psiquiatria-abre-no-hospital-de-caldas-da-rainha

A urgência de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste entra em funcionamento na próxima segunda-feira, dia 25, ficando instalada no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital de Caldas da Rainha.

Segundo uma nota de imprensa da ULS do Oeste, o serviço funcionará todos os dias úteis entre as 8 e as 20 horas, com a presença física de médico psiquiatra.

O serviço de urgência irá dar resposta aos utentes dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche e Sobral de Monte Agraço.

Este era um serviço inexistente até à data e vai reforçar, "deste modo, a prestação de cuidados ao nível da saúde mental à população da região Oeste, evitando várias transferências de utentes para as urgências dos hospitais centrais, em Lisboa", afirma o Conselho de Administração da ULS do Oeste.

No início do mês de Março também entrou em funcionamento a Unidade de Internamento de Psiquiatria e Saúde Mental, localizada no Hospital de Peniche, com lotação para 15 camas, traduzindo-se em mais um investimento da ULS do Oeste na área da Saúde Mental.

A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde 1 de Janeiro de 2024, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Oeste Norte e o ACeS do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço.

A população residente da área geográfica de influência direta da ULS do Oeste é de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km²