Saúde

Universidade convoca grávidas para estudo sobre depressão

21 fev 2016 00:00

Crises de choro, ansiedade e falta de energia são motivos de alerta

universidade-convoca-gravidas-para-estudo-sobre-depressao-3125
Daniela Franco Sousa

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra está a aplicar um programa pioneiro de prevenção/ intervenção na depressão perinatal. Trata-se do programa Bem-Estar Perinatal – Rastreio, prevenção e intervenção precoce na depressão perinatal nos cuidados de saúde primários, uma iniciativa que pretende minimizar o elevado impacto negativo da depressão durante a gravidez e pós-parto, e que fornece estratégias “para ajudar a lidar com o stress, ansiedade e desânimo e para melhorar o bem-estar da mulher”, explica a Universidade de Coimbra.

E para desenvolver o estudo, a equipa está a recrutar grávidas de todo o País, com mais de 18 anos de idade, que se encontrem entre as 12 e as 25 semanas de gestação. As inscrições são gratuitas e o programa de intervenção suporta as despesas de deslocação.

De acordo com a coordenadora do estudo, Ana Telma Pereira, “todas as mulheres grávidas poderão, potencialmente, beneficiar com esta intervenção, pois a todas será dada a oportunidade de serem avaliadas quanto à presença de sintomas de depressão perinatal e factores de risco associados”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.