Saúde

Unidade Funcional de Hematologia abre em Leiria com tratamentos avançados em hemato-oncologia

2 out 2023 17:05

"Os tratamentos mais recentes deixam a esperança da possibilidade de cura em alguns doentes"

unidade-funcional-de-hematologia-abre-em-leiria-com-tratamentos-avancados-em-hemato-oncologia
A unidade tem como objectivo “responder às necessidades específicas dos doentes hematológicos e hemato-oncológicos
Ricardo Graça

A Unidade Funcional de Hematologia abriu no Hospital de Santo André, em Leiria com o objectivo de “responder às necessidades específicas dos doentes hematológicos e hemato-oncológicos”, refere uma nota do CHL.

Integrada no Serviço de Sangue, esta nova valência tem “como principais finalidades prestar cuidados de excelência e tratamentos avançados na área de hemato-oncologia, fomentar a autonomia e a qualidade de vida dos doentes hematológicos e promover o acesso atempado com redução do tempo de espera para a consulta externa e tratamentos em Hospital de Dia de Hematologia e hemato-oncologia”.

A funcionar no Hospital de Dia Polivalente do Hospital de Santo André, do Centro Hospitalar de Leiria, esta unidade irá realizar a triagem da consulta de Hematologia Clínica e de Hemato-Oncologia, assim como o “diagnóstico e o tratamento de doentes adultos com patologias hematológicas benignas, com excepção da patologia congénita do glóbulo vermelho, bem como o diagnóstico e tratamento de doentes adultos com patologia hemato-oncológica”.

“O aumento crescente da complexidade de casos, os avanços tecnológicos nos diagnósticos destas doenças, associado ao aumento da expectativa de vida desta população exige uma célere resposta desta especialidade médica, quer a nível diagnóstico quer a nível terapêutico, para definir e implementar o melhor tratamento”, afirmou Raquel Lopes, assistente hospitalar de Hematologia Clínica, citada na nota de imprensa.

Segundo a também coordenadora da Unidade Funcional de Hematologia, “os tratamentos mais recentes deixam a esperança da possibilidade de cura em alguns doentes, nomeadamente com a utilização de imunoterapia e/ou quimioterapia, em associação com a transplantação de medula óssea”.

A actividade diária da unidade é feita em articulação com as áreas da nutrição e dietética, farmácia, serviço de urgência, serviço social, internamento e serviços laboratoriais, e as especialidades de Medicina Interna, Cuidados Paliativos, Cirurgia Geral, Radiologia, Ortopedia e Medicina Física e de Reabilitação.

A patologia hemato-oncológica, cuja incidência aumenta com a idade, tem vindo progressivamente a crescer, em parte como consequência do envelhecimento da população, explica o comunicado, ao referir que os "Linfomas não Hodgkin constituem os tumores hematológicos mais frequentemente diagnosticados e uma das neoplasias mais comuns".

Esta nova área, localizada no piso 02 no Hospital de Dia Polivalente, conta com duas assistentes hospitalares de Hematologia Clínica e o apoio de profissionais de enfermagem, assistentes operacionais e assistentes técnicas.