Viver

Uma reportagem desenhada que mostra dois anos de pandemia em Fátima

17 fev 2022 15:00

A exposição Esboços Sobre Fátima inclui desenhos realizados entre Fevereiro de 2020 e Fevereiro de 2022, que seguem o movimento Urban Sketchers

uma-reportagem-desenhada-que-mostra-dois-anos-de-pandemia-em-fatima
Santuário de Fátima, desenho de João Coutinho

Esboços Sobre Fátima – Reportagem Desenhada em Tempo de Pandemia, com 16 desenhos sobre Fátima do arquitecto e ilustrador João Coutinho, abre ao público esta sexta-feira, 18 de Fevereiro.

A exposição capta o ambiente de Fátima, influenciado por uma rotina que gravita em torno do magnetismo da Cova da Iria, durante um período inédito, o da pandemia.

Entre os temas fixados sobre papel, descobrem-se a peregrinação nacional do migrante e do refugiado, a Basílica da Santíssima Trindade e a Cruz Alta, a procissão das velas, a casa de Lúcia, mas, também, os moinhos de Fátima e a apanha da azeitona.

Os desenhos realizados ao longo de dois anos, entre Fevereiro de 2020 e Fevereiro de 2022, procuram o retrato “da cidade e da sua envolvente, pelos olhos de um recém-chegado” (o autor reside em Fátima desde o primeiro confinamento geral).

Por outro lado, lê-se na folha de sala, “reflectem, inevitavelmente, os tempos excepcionais que vivemos”.

Desenhos de João Coutinho, incluídos na exposição Esboços Sobre Fátima – Reportagem Desenhada em Tempo de Pandemia

O trabalho inspira-se no movimento Urban Sketchers, iniciado em 2006, no Estados Unidos, pelo jornalista e ilustrador catalão Gabriel Campanario, que está na origem de um manifesto, resumido numa frase: “Os nossos desenhos contam a história do que nos rodeia, os lugares onde vivemos e por onde viajamos”.

Patente no Posto de Turismo de Fátima, a exposição Esboços Sobre Fátima – Reportagem Desenhada em Tempo de Pandemia prolonga-se até 18 de Abril e pode ser visitada todos os dias, entre as 9 e as 13 horas e das 14 às 17 horas.

Para 9 de Abril, está agendado um workshop de desenho urbano, com inscrição gratuita, mas obrigatória.

Além do núcleo de desenhos sobre Fátima, a exposição inclui outros desenhos do autor, feitos noutros pontos do país, assim como cadernos de viagem e outros registos gráficos.

Natural de Leiria, tendo vivido na Marinha Grande e em Lisboa, João Coutinho é arquitecto e reside em Fátima desde 2020.

Membro da associação Urban Sketchers Portugal desde 2018, publicou no final de 2021 a primeira obra de ilustração infantil, Os Dias de um Traço, com texto de Dora Rosa, através da editora Tigre de Papel.