Viver

Uma noite com Valter Hugo Mãe na Arquivo

25 out 2016 00:00

O escritor está hoje (25 de Outubro) em Leiria para falar do novo romance, Homens Imprudentemente Poéticos

uma-noite-com-valter-hugo-mae-na-arquivo-5226

Já mora nas prateleiras da Arquivo, o novo romance de Valter Hugo Mãe, que explora a relação de inimizade, honra e miséria entre o artesão Itaro e o oleiro Saburo, no Japão antigo. E hoje, terça-feira, 25, o escritor regressa a esta livraria que lhe é familiar, em Leiria, para falar com os leitores sobre Homens Imprudentes Poéticos.

O enredo construído a Oriente centra-se na vizinhança entre o aldeão que faz taças e o aldeão que faz leques, dois especialistas a medir a sensatez e os modos de amarem as suas mulheres, mas a quem o destino muda as prioridades. Tudo acontece entre o ódio e o amor incondicional, com uma oportunidade para a redenção.

A preparar a obra, Valter Hugo Mãe visitou o Japão e a floresta dos suicidas, no sopé do monte Fuji. Em 2016, o autor de O Remorso de Baltazar Serapião, A Máquina de Fazer Espanhóis, O Filho de Mil Homens e A Desumanização celebra 20 anos de carreira literária, da poesia ao romance, do conto aos livros infantis, em que sobressai o Prémio José Saramago (2007).

A conversa com Valter Hugo Mãe, moderada por Luís Mourão, está agendada para as 21:30 horas, na Arquivo.