Opinião

Uma livraria é só uma livraria?

2 ago 2018 00:00

Continuou cego como desde que me lembro, e reconhecer a nossa voz era um sorriso aberto numa figura alta e sempre, sempre, muito direita.

uma-livraria-e-so-uma-livraria-9030

O senhor Martins partiu há algum tempo.

Marcou várias gerações através da Livraria Martins em Leiria: lembro-me das muitas centenas de vezes que visitei a minúscula loja quando ele me contava como me conhecia desde muito criança colocando a mão por sobre a minha cabeça para averiguar do tamanho que não podia ver.

Entretanto cresci. Continuou cego como desde que me lembro, e reconhecer a nossa voz era um sorriso aberto numa figura alta e sempre, sempre, muito direita.

A minha mãe contava-me como os livros do reviralho por ali passavam, em manobras que os subtraíam ao olhar pidesco da polícia política e eu tentava imaginar as buscas, em vão...

Nesse tempo as livrarias tinham atrás do balcão gente que conhecia os livros, que sabia o valor de um autor, de uma editora, de um volume, da coisa vagarosa que é ler, do exercício de paciência que era abrir folhas não separadas com uma faquinha de madeira, da minúcia de arrumar volumes na prateleira pela ordem certa. Do prazer e da viagem que era – e sempre será – ler.

As capas eram enfadonhas, os autores não vinham às tertúlias de apresentações e quem comprava livros esperava semanas que chegassem finalmente às prateleiras do senhor Martins.

Tudo mudou entretanto. Entre tanto…
Ainda bem que temos memória.

Leiria e muitas pessoas devem ao senhor Martins as horas de leitura aconselhada – este novo título, aquele clássico, uma nova editora – e quem seríamos todos nós, sem o património filtrado de outras vidas que viveram o que não vivemos e viveram para o contar?

O senhor Martins foi todo o outro tempo que não volta. Nunca mais.

Entretanto a Livraria Martins, ela própria que lhe sobreviveu, sucumbiu depois aos tempos modernos.

Nas grandes superfícies ninguém nos conh

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ