Desporto

Uma lesão de Ronaldo boicota a táctica até mesmo no futebol virtual

17 nov 2017 00:00

Leiriense Sérgio Ferreira Carmo ganhou um concurso e levou Portugal ao Europeu de 'Football Manager'.

uma-lesao-de-ronaldo-boicota-a-tactica-ate-mesmo-no-futebol-virtual-7593

Hugo Pinheiro, que este ano regressou ao activo n'Os Vidreiros, era uma lenda das balizas. Virtual, é certo, mas uma lenda. No jogo de computador Championship Manager (CM) de 2001/02, o atleta, então no Marinhense, apresentava credenciais que iam muito além do seu real valor.

Era a prioridade de muitos e muitos jogadores quando queriam reforçar as balizas devido à relação entre a qualidade que tinha e o preço acessível a que estava disponível no mercado.

Foi desejado por muitos rapazes, que queriam contar com as suas aptidões para conquistarem títulos virtuais. Um deles era um miúdo de sete anos de Leiria, de seu nome Sérgio Ferreira Carmo.

Hoje tem 23 anos, mas na altura era um miúdo começava a fazer as primeiras experiências no Championship Manager com o primo André Miranda, que hoje faz parte da equipa técnica no Peimari United, da Finlândia. E sim, estamos a falar do mundo real.

Na altura, os fins-de-semana dos primos eram verdadeiramente desportivos, mas “sentados no sofá”. Era o CM e o Fifa, o PC e a Playstation, além dos jogos grandes na televisão. Não é que o panorama tenha mudado tanto assim, porque Sérgio, advogado estagiário em Lisboa, continua a gostar muito, mesmo muito de se aventurar nas funções de treinador, de estratega, de dirigente e de olheiro.

Hoje, o Championship Manager foi trocado pelo Football Manager (FM). Tudo vai ao pormenor e as lapsos que fizeram de Hugo Pinheiro uma estrela já não acontecem com tanta regularidade. É precisamente a busca por talentos o que mais cativa este sócio da União de Leiria, que já levou o clube da terra ao título nacional.

“Não é propriamente as tácticas, que não me suscitam grande interesse, é mais a constituição do plantel e a observação dos jogadores que me agrada. Diria que é aí que passo 80% do tempo.”

A edição deste ano estava prestes a ser lançada e quando quis saber mais, Sérgio tropeçou num concurso que prometia levar a Londres o “maior fã” do jogo em Portugal com o objectivo de participar na Copa Manageria, um torneio que funciona em forma de Europeu, com 16 elementos de outros tantos pa&ia

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ