Viver

Uma história do Brasil, de França e de Londres, com Foco em Leiria

21 mai 2021 10:04

Na Cruz da Areia, cozinha sofisticada, acessível a todos, com a lareira no centro

uma-historia-do-brasil-de-franca-e-de-londres-com-foco-em-leiria
César Vitorino e Sarah Didry conheceram-se no Alentejo, viveram e trabalharam fora de Portugal e são sócios no Foco
Ricardo Graça

Sarah Didry e César Vitorino conheceram-se em 2019, na Comporta, quando trabalhavam no mesmo restaurante. Ela é natural do Brasil, cresceu em França e veio de Paris para Portugal. Ele é de Leiria, estudou em Penacova e iniciou-se na cozinha em Londres. São sócios no Foco, na Cruz da Areia, onde servem gastronomia influenciada pela experiência de vida em vários países, com o grelhador e a lenha no centro dos acontecimentos.

Em poucos meses, já se afirmaram no roteiro das recomendações em Leiria como um daqueles destinos a partilhar com amigos, sempre que possível.

Inaugurado em Setembro, e agora reaberto, depois do confinamento imposto pela gestão da crise pandémica, o Foco está a funcionar exclusivamente à carta, em ambos os turnos, almoço e jantar. Destacam-se, nas entradas, a lula com salsa e agrião (7,5 euros) e o ovo com pato seco temperado com togarashi, uma mistura de especiarias (4 euros). Nos pratos principais, os favoritos são a dourada acompanhada por risotto de beterraba e folhas verdes (10,50 euros), a massa fresca de camarão e molho Xo (13,50 euros) e o bife com pinhão e tomate (15,50 euros), de carne comprada no talho da rua de cima. E, para sobremesa, o creme de sabugueiro e morangos (4 euros) e o cheesecake de avelã (também 4 euros).

“O que nos define muito, aqui, é que é tudo feito por nós, desde o pão à manteiga e às sobremesas”, explicam. E a massa fresca, outro exemplo. É um projecto pessoal, de quem tem anos de conhecimento do sector, experiência de diferentes cidades, países e propostas e vontade de combinar tudo num negócio próprio, como quem cozinha a melhor receita. A ementa é renovada com frequência e um dos motivos é o desejo de aproveitar os produtos da época, além dos locais e regionais, a que gostam de recorrer.

Antes de dar a provar, ao JORNAL DE LEIRIA, o cheesecake de avelã, que merece nota máxima, César Vitorino diz que sempre quis trabalhar “com alta gastronomia” e em Londres encontrou um meio onde, apesar de “muito duro”, com jornadas 17 horas por dia, se cresce profissionalmente. “Trago um bocadinho daquilo que aprendi”. O que agora coloca em prática em Leiria é também inspirado no conhecimento dos chefs com quem colaborou.

“Ele tenta que o visual e o gustativo estejam de acordo”, comenta Sarah Didry, a detalhar o conceito: “Comida acessível a todos, mas com algo mais”. O que não se encontra ali, isso é certo, são pratos tradicionais, de nenhum país. O resultado final provém, pelo contrário, do entusiasmo pela experimentação e pela fusão de ideias e influências.

No menu descobrem-se ainda as entradas de galinha frita, tartare de novilho com pepino e nori (algas marinhas comuns na culinária japonesa), os pratos principais de frango ao alho e coração de alface, cachaço com couve fumada e rábano picante, pato de cenoura e coentros e borrego com couve-flor e cominhos, além da mousse de chocolate, na lista de sobremesas.

“Na verdade, é um bocadinho daquilo que nós gostamos”, resume César Vitorino. Uma oferta não muito extensa, mas capaz de representar uma alternativa.

Instalado na Rua Lino António, o Foco abre de terça-feira a sábado, para almoço e jantar, e encerra domingo e segunda-feira.