Viver

Um violino no telhado

26 ago 2018 00:00

A viagem do luthier Thibaut Dumas desde França até ao Casal Duro, na Serra de Aire.

um-violino-no-telhado-9134

Nasceu no sul de França, filho de mãe checa, lembra-se de a escutar ao piano e de viajar até Praga nas férias escolares, estudou em Inglaterra na Newark School of Violin Making, dedicou-se ao voluntariado na Índia e vive, desde 2007, no Bairro Alto, num ateliê-residência, junto ao Conservatório Nacional de Lisboa, à Rua Nova do Loureiro, que troca aos fins-de-semana para se refugiar no Casal Duro, aldeia escondida nos solos calcários da serra de Aire, concelho de Porto de Mós, onde há sete anos está a construir o próprio abrigo, das paredes ao telhado, pedra sobre pedra.

Thibaut Dumas, o luthier para quem a música é emoção e comunhão, chegou a Portugal com o dinheiro da venda do primeiro violoncelo: tinha 6 mil euros e uma vaga à espera na oficina de Christian Bayon. A julgar pelo percurso que o traz de Cabrières d'Avignon até à freguesia de Alqueidão da Serra, se fosse um violino, seria provavelmente um Guarneri, mais do que um Stradivarius.

"As pessoas dizem que um Stradivarius vai ser muito doce, melodioso, o Guarneri vai ser muito mais temperamental, fogoso, como um cavalo que não foi adoptado", explica. Os profissionais do restauro e construção de instrumentos de cordas e de arco, como ele, são raros em Portugal e a maioria nasceu no estrangeiro.

Mas Thibaut Dumas identifica-se com os portugueses e sobretudo com os vizinhos de Casal Duro, que todas as manhãs lhe batem à porta, com ofertas da horta e palavras simpáticas. Descobriu a povoação por mero acaso, numa viagem de trabalho entre Lisboa e Torres Novas – e é ali que planeia o futuro, idealmente com as condições certas para acolher residências artísticas, dinamizar workshops e manter a actividade de artesão do som.

Final da manhã, calor mesmo à sombra no Casal Duro, o luthier e músico natural

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ