Sociedade

Um morto em acidente rodoviário no concelho da Batalha

7 jun 2023 12:33

O acidente ocorreu na localidade de Vale de Ourém e a vítima é o padre Joaquim Ventura

um-morto-em-acidente-rodoviario-no-concelho-da-batalha
Vítima mortal tinha 94 anos
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

Um homem de 94 anos morreu hoje num acidente rodoviário na freguesia de São Mamede, concelho da Batalha, disseram à agência Lusa fontes da Protecção Civil e da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Protecção Civil da Região de Leiria, o alerta para o acidente, uma colisão entre um veículo pesado de mercadorias e uma viatura ligeira na Estrada Nacional 356, chegou às autoridades às 10:13 horas.

Ao local acorreram 15 operacionais apoiados por sete viaturas, dos bombeiros, Instituto Nacional de Emergência Médica e GNR.

De acordo com a GNR, o acidente ocorreu na localidade de Vale de Ourém.

Segundo a Diocese de Leiria-Fátima, a vítima mortal foi o padre Joaquim Rodrigues Ventura, presbítero desta diocese e antigo director do Colégio de S. Miguel, em Fátima.

A celebração das exéquias deverá ter lugar em Fátima, em dia e hora a indicar posteriormente.

Este sacerdote nasceu no Juncal, no concelho de Porto de Mós. Entrou para o Seminário Diocesano de Leiria em Outubro de 1941 e concluiu o curso de teologia em Junho de 1952, refere a nota.

"No seu longo percurso de exercício do ministério sacerdotal prestou serviço na Câmara Eclesiástica de Setembro (1952-1953) e no Santuário de Fátima, foi pároco da Atouguia (1953-1959) e cumulativamente professor de Religião e Moral no Colégio Fernão Lopes, em Vila Nova de Ourém. Depois, foi capelão militar em Santa Margarida e Monte Real (1959 a 1962) e director da Pia União de Servitas de Nossa Senhora de Fátima", lê-se no comunicado.

Nos últimos anos de vida, refere a diocese, dedicou-se "especialmente à oração e participava mensalmente na recoleção do clero, em Fátima, como aconteceu ainda na passada segunda-feira".

 

*Notícia actualizada às 18:34 horas