Sociedade

Um dia a casa pode vir abaixo

20 set 2021 15:00

Moradia em Óbidos apresenta “inúmeras” patologias

um-dia-a-casa-pode-vir-abaixo
Teresa Parreiral já perdeu a conta às fendas que a casa tem. Algumas atravessam toda a espessura da parede
Adriana Zeferino
Maria Anabela Silva

Há mais de um ano que Teresa Parreiral dorme num sofá junto à porta de casa, “sempre” com o receio de que um dia o edifício “venha abaixo”. Localizada na urbanização Moinho da Canastra, em Óbidos, a moradia apresenta “inúmeras” patologias, como fendas e deslocamentos das cantarias, que se estendem ao espaço público exterior, anomalias atestadas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNCE), que recomenda a instalação de um sistema que permita monitorizar as deformações.

Teresa Parreiral conta que começou a notar os danos em 2017, quer na casa quer no espaço público, e que a situação se foi agravando nos anos seguinte. A dimensão e a quantidade de fendas que iam aparecendo, primeiro no rés-do-chão e depois também nas escadas e no piso superior, puseram-na em alerta e levaram-na a solicitar uma vistoria à Protecção Civil Municipal.

“Depois da inspecção, notificaram -me para fazer obras em casa. Cheguei a pedir um orçamento para reparar a fachada, mas o empreiteiro não se responsabilizou pela obra”, alega a moradora, que pediu também uma avaliação ao LNEC. No relatório à análise feita, datado de Fevereiro de 2020, os técnicos do laboratório detalham os danos identificados, no interior e no exterior da moradia, nomeadamente fendas de “grande extensão, que atravessam toda a espessura das paredes da fachada”, a abertura de juntas entre os elementos de cantaria e “diversas pedras partidas e o correspondente desalinhamento e mau funcionamento da caixilharia”.

O relatório do LNEC chama a atenção para o facto de algumas das fendas afectarem troços de parede onde se encontram instaladas as canalizações de gás e água. No espaço público exterior foram identificados abatimentos no pavimento, bem como anomalias no muro que separa as moradias e o talude existente, que se encontra “fissurado e basculado” e que indicia “ter condições de fundação precárias”.

LNEC recomenda monitorização

Face à situação observada, o LNEC recomenda que seja feita uma inspec&cce

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ