Viver

Um bailado do Brasil, dois concertos de Páscoa e um Desconcerto

23 mar 2024 11:00

Festival Música em Leiria também vai a Pombal, Batalha e Porto de Mós no fim-de-semana

um-bailado-do-brasil-dois-concertos-de-pascoa-e-um-desconcerto
Pedra Doce – Poética de Cora Coralina
DR

Segundo fim-de-semana do 42.º Festival Música em Leiria, que leva ao Teatro José Lúcio da Silva o espectáculo Pedra Doce – Poética de Cora Coralina.

A produção que chega do Brasil, concebida pelo director artístico Fran Mello, procura, segundo a apresentação partilhada no site da Companhia de Dança da Cidade de Niterói, “correlacionar a fisicalidade com a leitura, frase por frase” e “ressoar no corpo em diálogo directo com as palavras dos poemas” da autora natural de Goiás, que publicou pela primeira vez quando já tinha 75 anos de idade. Sábado, 23 de Março, com início às 21:30 horas (bilhete: 7,50 euros).

À mesma hora, mas na Igreja do Mosteiro da Batalha, com entrada gratuita, o Festival Música em Leiria (organizado pelo Orfeão de Leiria) oferece um concerto de Páscoa protagonizado pelo Coro DECA e Ensemble de Sopros da Universidade de Aveiro, dirigidos pelo maestro Vasco Negreiros, que vão intepretar a Missa em Mi Menor de Anton Bruckner (nos 200 anos do nascimento do compositor austríaco).

No domingo, 24 de Março, outro concerto de Páscoa, também gratuito, a acontecer pelas 18 horas na Igreja de São Pedro, em Porto de Mós, com a Camerata do Orfeão de Leiria (direcção de Mário Teixeira), o Coro Ninfas do Lis (direcção de Mário Nascimento) e Rute Martins (órgão).

Finalmente, ainda no domingo, e em articulação com o Festival de Teatro de Pombal, o grupo de clarinetes e percussão Ad Libitum leva ao Teatro-Cine de Pombal (19 horas, 3 euros) o espectáculo Desconcerto, que cruza a música com a encenação.