Desporto

Ultrapassou as rasteiras da vida e transformou-se num IronMan

7 set 2017 00:00

Tiago Piedade deixou para trás os problemas, superou-se e tornou-se num super-atleta.

ultrapassou-as-rasteiras-da-vida-e-transformou-se-num-ironman-7109

O passado domingo foi um dos dias mais felizes na vida de Tiago Piedade. Este jovem de Fátima, de 28 anos, completou com sucesso os 1.900 metros a nadar, 90,1 quilómetros a pedalar e os 20,1 quilómetros a correr naquele que foi o primeiro IronMan em Portugal, realizado em Cascais.

Mais importante, provou a si próprio que não existem limites para os seus sonhos e que é capaz de ultrapassar todo e qualquer desafio que tenha pela frente.

Há pouco mais de três anos, Tiago era uma sombra do jovem desportista que na recruta tinha sido o melhor nos desafios físicos. A culpa foi das “más companhias”, que o levaram primeiro para o tabaco e para o álcool e, daí, o salto para as drogas “hardcore” foi apenas um curto pulinho.

Perdera peso, estava com 47 quilos e vivia enterrado no sofá, incapaz, até, de dar comida à filha. “Sem paciência” para quem quer que fosse, tinha pouca ou nenhuma vontade de viver.

“Cheguei a um patamar que não queria”, admite. Teve “ataques de stress e de ansiedade” e chegou à “depressão”.

Precisou de recorrer a um psiquiatra, teve de ser medicado, mas com a ajuda dos pais, do irmão, da madrinha, da esposa e do belo sorriso da filha conseguiu sair do buraco. “Só o consegui porque nunca desistiram de mim”, admite.

Um dia, como que por magia, já em processo de recuperação, Tiago tropeçou no triatlo. Olhou para aquela modalidade, percebeu que era uma “prova de superação” e quis que aquele desporto fizesse parte da sua vida. Inscreveu-se no Fátima Escola de Triatlo e começou a evoluir.

Depois de terem assistido ao “filme de terror”, os pais quiseram vê-lo bem, sentiram que o rapaz “estava a voltar ao que era” e resolveram oferecer-lhe todo o material necessário: bicicletas, sapatilhas, fatos...

Se de corrida e ciclismo tinha boas bases, de natação nem por isso e foi aí que teve de se aplicar a fundo. Na verdade, este técnico de terminais multibanco treina de 20 a 25 horas semanais. “Não para ganhar medalhas, mas para ser melhor pessoa, com um corpo são e uma mente sã

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ