Viver

Últimos dias do Acaso têm cinema, teatro e o micro-festival O Portão

26 out 2023 09:33

Espectáculos no Teatro Miguel Franco e no Espaço O Nariz em Leiria

ultimos-dias-do-acaso-tem-cinema-teatro-e-o-micro-festival-o-portao
As Leis Fundamentais da Estupidez Humana, pelo Lama Teatro
Pedro Macedo

Piedade, filme de Cláudio Assis, é exibido esta quinta-feira, depois das 21:30 horas, no Espaço O Nariz Recreio dos Artistas, na recta final do 28.º Acaso – Festival Internacional de Teatro.

Com os actores Matheus Nachtergaele, Cauã Reymond e Fernanda Montenegro, é, segundo o jornal Folha de São Paulo, a melhor obra do realizador brasileiro.

No último fim-de-semana do Acaso em 2023, estavam previstas duas peças de teatro, mas uma delas, por motivos relacionados com um dos membros do elenco, foi adiada: O Meu Amigo H., encenação de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu, e dramaturgia de Ricardo Braun, para um texto de Yukio Mishima, com Albano Jerónimo, Pedro Lacerda, Rodrigo Tomás e Rúben Gomes (actor natural da Marinha Grande). No original, como o título My Friend Hitler, o escritor japonês aborda a relação do ditador alemão com três figuras próximas; a adaptação que amanhã iria a palco em Leiria reflecte sobre o ressurgimento do extremismo e da intolerância.

Sábado, 28, no Teatro Miguel Franco, também com início às 21:30 horas, o Lama Teatro apresenta As Leis Fundamentais da Estupidez Humana, com encenação de João de Brito para o ensaio de Carlo M. Cipolla publicado em 1973.

“O grande perigo da humanidade é a estupidez e os estúpidos, pessoas que conseguem prejudicar-se a si próprias e aos outros”, é referido na sinopse, sobre a perspectiva proposta pelo autor italiano. Participam João de Brito, Vítor Ferreira e o músico Noiserv, que além de representar também é responsável pela sonoplastia e apoio à criação.

A presente edição do Acaso encerra no domingo, 29 de Outubro, com o micro festival O Portão, no Espaço O Nariz Recreio dos Artistas, em Leiria, depois das 16 horas.