Sociedade

Turistas passam a pagar online taxa turística para visitar Berlengas

28 mai 2022 10:53

Licença poderá ser obtida na plataforma “BerlengasPass”, bem como o pagamento da taxa de acesso e permanência na ilha

turistas-passam-a-pagar-online-taxa-turistica-para-visitar-berlengas
.
DR
Redacção/Agência Lusa

Os visitantes da ilha das Berlengas, ao largo de Peniche, vão pagar a taxa turística através da plataforma “BerlengasPass”, que entra em funcionamento na quarta-feira, anunciou hoje o ICNF.

“Com vista a garantir a preservação da Reserva Natural das Berlengas, a partir de 1 Junho de 2022 será necessário obter permissão de acesso à área terrestre da ilha da Berlenga”, através de um registo ‘online’, informou em nota de imprensa o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O organismo esclareceu ainda que “a licença poderá ser obtida na plataforma “BerlengasPass”, bem como o pagamento da taxa de acesso e permanência na ilha”.

Desde Abril, que os visitantes da ilha da Berlenga, ao largo de Peniche, são obrigados a pagar uma taxa turística de três euros por dia, por se tratar de um espaço natural e haver limitações no número diário de entradas.

Visitantes entre os 6 e os 18 anos e maiores de 65 anos pagam metade do valor, segundo uma portaria do Governo publicada no início deste ano em Diário da República.

As receitas da cobrança da taxa turística são “preferencialmente afectas à promoção das medidas de valorização”, desde obras de saneamento, gestão de resíduos e de abastecimento de água de uso público, instalação de alternativas de fornecimento de energia eléctrica sustentável e melhorias das infraestruturas existentes no cais do Carreiro do Mosteiro, para embarque e desembarque de pessoas.

A ilha da Berlenga, no distrito de Leiria, tem um limite diário condicionado a 550 visitantes em simultâneo, estabelecido por portaria, não só para minimizar os efeitos do turismo sobre as espécies e habitats naturais sensíveis, mas também tendo em conta a pequena dimensão terrestre do arquipélago.

A capacidade de carga humana exclui residentes sazonais habituais, prestadores de serviços e representantes das entidades oficiais com jurisdição na Reserva Natural das Berlengas.

O acesso condicionado de turistas decorreu também de estudos científicos e já estava previsto no regulamento do Plano de Ordenamento da Reserva, em vigor desde 2008, mas nunca chegou a ser fixado até meados de 2019.

Um estudo da Universidade Nova de Lisboa concluiu visitarem anualmente a ilha da Berlenga mais de 65.650 pessoas, das quais 43.250 na época alta (meses de Verão).

O arquipélago, no distrito de Leiria, foi classificado em 2011 como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), tem estatuto de reserva natural desde 1981, é Sítio da Rede Natura 2000 desde 1997 e foi classificado como Zona de Proteção Especial para as Aves Selvagens em 1999.