Sociedade

Turistas alemães ficaram no Camping Coimbrão e há mais utentes nos parques do distrito de Leiria

2 abr 2020 11:58

Estado de emergência determina encerramento das infra-estruturas, mas admite excepções

turistas-alemaes-ficaram-no-camping-coimbrao-e-ha-mais-utentes-nos-parques-do-distrito-de-leiria
Camping Coimbrão, no concelho de Leiria
DR

Um casal alemão continuava hoje de manhã a viver numa autocaravana no Camping Coimbrão, no concelho de Leiria, por receio de voltar ao país de origem. A proprietária do parque, Cláudia Fischer, também alemã, explicou ao JORNAL DE LEIRIA que os utentes, com cerca de 80 anos, estão ali instalados há meses e com o avanço da pandemia de Covid-19 sentem-se mais seguros em Portugal do que a tentar uma viagem de regresso à Alemanha.

Fonte oficial do Orbitur, adiantou que também no Orbitur de São Pedro de Moel (Marinha Grande) há 5 utentes, além de outros 4 no Orbitur de Valado de Frades (Nazaré), com o estatuto de clientes de longa permanência.

No âmbito do estado de emergência a vigorar em Portugal para conter o contágio pelo novo coronavírus, o prazo para os utentes abandonarem os parques de campismo e caravanismo terminou na sexta-feira, 27 de Março. “Todos aqueles que não são residentes nos parques devem dirigir-se para os seus países de origem, por via aérea ou por via terrestre”, esclareceu a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, citada pela agência Lusa.

Até ontem, o presidente da Junta de Freguesia do Coimbrão, Ventura Tomaz, desconhecia o caso do Camping Coimbrão – “não entraram em contacto, para mim é desconhecida essa situação” – mas garantiu que a autarquia está disponível para ajudar e ia accionar de imediato a rede de suporte social existente no território.

Já esta quinta-feira, Ventura Tomaz disse ao JORNAL DE LEIRIA que não há motivo para preocupação: "O parque está efectivamente encerrado" e a situação do casal de turistas alemães "é estável".

"Consideraram - e bem - que não tinham condições para voltar à Alemanha. Os contactos são reduzidíssimos, só para comprar comida", diz o autarca.

Os parques de Vieira de Leiria, Praia do Pedrógão, São Martinho do Porto, Paredes de Vitória, Foz do Arelho e Ohai Nazaré encontram-se encerrados.