Sociedade

TUMG quer instalar sistema ‘on time’ para informar utentes dos tempos dos autocarros

28 nov 2023 14:28

Está prevista uma “maior internalização, com a integração de uma viatura de transportes escolares e a contratação de um motorista”.

tumg-quer-instalar-sistema-on-time-para-informar-utentes-dos-tempos-dos-autocarros
Empresa de transportes urbanos espera resultados positivos no próximo ano
Ricardo Graça/Arquivo

Instalar um sistema ‘on time’, que permitirá aos utentes conhecer os horários precisos dos autocarros e a que distância estão, apostar na tecnologia, informação e comunicação na página de internet da TUMG, reforçar a capacidade do transporte de crianças e melhorar o conforto e informação aos passageiros, construindo dez novos abrigos são algumas das propostas que a empresa de Transportes Urbanos da Marinha Grande se propõe fazer para 2024.

O administrador executivo da TUMG, Pedro Jerónimo, apresentou, na última reunião de executivo, alguns dos planos de investimento da empresa para 2024, entre os quais a implementação de um sistema ‘on time’, que "só será possível através de uma candidatura de apoio ao financiamento”, anunciou o responsável, esta segunda-feira.

Pedro Jerónimo revelou ainda que integram os planos de investimento a desmaterialização do sistema de pagamento, evitando a deslocação dos utentes às instalações da empresa para aquisição de passes e bilhética, melhorar as condições da empresa e adotar sistemas de mobilidade sustentável, com a aquisição de uma “viatura com nula ou muito baixa emissão de CO2”.

O orçamento de 1,4 milhões de euros para 2024, ligeiramente superior ao valor deste ano (1,1 ME), foi aprovado. Na apresentação do documento de Gestão Previsional da empresa , o administrador disse que se prevê também uma subida dos gastos para 1,3 milhões de euros (1,1 ME em 2023). “A estimativa é que tenhamos um saldo positivo de 27 mil euros”, afirmou.

No primeiro semestre de 2023, a TUMG aumentou os seus proveitos em 16,2%, resultado do crescimento do número de passageiros, mas também registou uma subida de 16,4% nos custos, “por via, sobretudo, da atualização salarial dos trabalhadores” e do “índice de trabalhos suplementares, acima do previsto”.

Para o próximo ano está prevista uma “maior internalização, com a integração de uma viatura de transportes escolares e a contratação de um motorista”.

Pedro Jerónimo adiantou que a empresa pretende, assim, diminuir os custos com a subcontratação de serviços.