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Tudo sobre pastilhas de travão: como evitar e identificar o desgaste?

27 jan 2021 10:20

Criado no final do século XIX e presente nos veículos desde a década de 1950, o sistema de travão de disco foi uma importante evolução nos automóveis, permitindo uma maior eficácia na imobilização dos veículos

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Uma pastilha de travão pode fazer ruídos parasitas ao roçar na superfície vidrada do disco
DR

As pastilhas de travão são componentes essenciais deste dispositivo e, como tal, deve estar atento aos sinais de desgaste.

Ao longo deste texto, ficará a conhecer diferentes tipos de materiais, a perceber como funcionam, quando são necessários e como fazer a substituição.

Explicar-lhe-emos ainda quais os cuidados que devem ser tomados para evitar o desgaste prematuro destes componentes.

Quando o pedal do travão é accionado, as pastilhas comprimem o disco e geram atrito para desacelerar e parar o veículo.

O disco pode ser de metal ou de carbono, além de outros materiais.

Quando o pedal é pressionado, um sistema hidráulico empurra as pastilhas contra aquele elemento mecânico, reduzindo a velocidade do carro.

Normalmente trabalham aos pares e cada roda possui um dispositivo de travagem.

Nos veículos mais antigos e cada vez menos comuns, existe um sistema de travão a disco na frente e um tambor na parte traseira, onde as pastilhas são substituídas por “almofadas”.

A forma e o tamanho dessas almofadas variam, dependendo, principalmente, do tipo e tamanho do carro onde estão instaladas.  

O principal motivo pelo qual os condutores mantêm as pastilhas do travão correctamente operacionais, está relacionado com a segurança na condução.

São componentes que sofrem muito com o desgaste e como são essenciais para o sistema de travões do veículo, se falharem, podem causar acidentes graves e colocar vidas em risco.  

Outra questão diz respeito aos custos de manutenção.

O valor da substituição das pastilhas de travão geralmente não é muito alto.

No entanto, se ignorar a manutenção necessária, outros componentes mais caros - como discos de travão - serão danificados e, dependendo do grau de desgaste, necessitarão de ser substituídos.

Como se dá o desgaste das pastilhas de travão?

O princípio de funcionamento das pastilhas de travão é suficiente para explicar por que razão esse componente sofre tanto com o desgaste.

Enquanto as pastilhas são produzidas com materiais de baixa rigidez, como resina e metais em pó, os discos, geralmente, são feitos de ferro fundido, o que os torna muito fortes.

Embora as pastilhas sofram mais com o uso do sistema de travagem, os discos também se desgastam, porém, mais lentamente.

Com o tempo, é importante substituir este último componente, pois as irregularidades na sua superfície podem aumentar significativamente o desgaste das pastilhas.

Quais são os sinais de que está na hora de trocar as pastilhas?

Para passar na inspecção, a espessura mínima do material de fricção (deve ser de pelo menos sete milímetros), incluindo o suporte de montagem.

Ou seja, o material de fricção real deve ter, pelo menos, dois milímetros de espessura.

Se o material de fricção estiver muito gasto, é apenas uma questão de semanas até que a troca das pastilhas de travão seja eminente.

Portanto, quando inspeccionar as pastilhas de travão, verifique que elas têm uma espessura mínima de dez milímetros, incluindo o suporte de montagem.

Devo substituir também o disco?

A regra de ouro afirma que um disco de travão deve sempre ser substituído a cada segunda troca de pastilha de travão.

No entanto, a substituição das pastilhas de travão inclui uma inspecção completa do disco.

Se já estiver gasto, com alterações na superfície metálica (vidrado) ou rachado, a única opção é a substituição.

Os custos adicionais e de mão-de-obra para substituir o disco de travão são insignificantes e economizar neste ponto não vale a pena.

Uma pastilha de travão faz ruídos ao roçar na superfície polida (vidrada) do disco.

Quando o material de fricção está completamente gasto, o metal da placa de montagem esfrega contra o metal do disco de travão, causando um ruído que difere claramente da normal ausência de ruídos de travagem.

Se isso ocorrer, o carro deve ser levado à oficina, para se substituir as pastilhas de travão, uma operação barata e fácil, apesar de ter de ser realizada com cuidado e em tempo útil.  

Com informação de: https://www.expertautopecas.pt/pecas-online/pastilhas-de-travao