Sociedade

Trovantina ajuda SAMP com festival de tunas

29 abr 2023 09:44

Estudantes dão música em Leiria

trovantina-ajuda-samp-com-festival-de-tunas
Leiria recebe este ano a 13.ª edição do Festival Collipo
DR

A Trovantina, tuna masculina que integra elementos de todas as escolas do Politécnico de Leiria, vai organizar a 13.º edição do Collipo, o seu festival de tunas.

À semelhança de anos anteriores, o evento musical tem um cariz solidário. A Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) será a beneficiária do lucro do festival. “Vamos ajudar a SAMP a oferecer um ou mais instrumentos musicais a jovens músicos que estão a aprender e não tenham capacidade financeira para adquirir um instrumento”, explica Gonçalo Coelho, presidente da Trovantina.

Sob o tema música regional de Leiria, o festival irá decorrer nos dias 12 e 13 de Maio, arrancando com uma noite de serenatas no Jardim Luís de Camões, aberto a toda a população.

Várias tunas vão tocar algumas músicas, sendo depois eleita a melhor. Seguir-se-á o after party, no Grupo Desportivo de Milagres.

Os estudantes terão transporte gratuito entre as 23 e as 6 horas. “Como sabemos que por vezes se bebe um pouco mais, queremos promover a segurança”, afirma Gonçalo Coelho.

O ponto alto será no sábado pelas 21:30 horas no Teatro José Lúcio da Silva com a participação da Fan-Farra Académica de Coimbra, Gatunos (Politécnico do Porto), In Vinus Tuna (Mirandela) e Versus Tuna (Algarve), além da Trovantina.

A apresentação do festival fica a cargo do Jogralhos – Grupo de Jograis Universitários do Minho e o Rancho da Região de Leiria, cuja actuação irá abrir o festival. A entrada custa cinco euros para o público geral e 3,5 euros para estudantes.

“O objectivo é garantir um evento auto-sustentável, com apoios de patrocinadores. Todo o lucro será doado”, sublinha. A noite prossegue para o after party nos Milagres.