Sociedade

Tribunal de Leiria condena pai e madrasta de Valentina a 25 e 18 anos de prisão

21 abr 2021 15:12

Sentença do caso que envolveu a morte de uma criança em Atouguia da Baleia, Peniche, conhecida esta tarde.

tribunal-de-leiria-condena-pai-e-madrasta-de-valentina-a-25-e-18-anos-de-prisao
Pai de Valentina condenado à pena máxima
Ricardo Graça

O Tribunal de Leiria condenou hoje o pai e a madrasta de Valentina a 25 e 18 anos e nove meses, respetivamente, em cúmulo jurídico, pela prática dos crimes de homicídio qualificado, de profanação de cadáver, abuso de simulação de sinais de perigo em coautoria, e violência doméstica, apenas para o arguido.

A procuradora entendeu que, apesar de ter sido o pai a provocar as lesões que levaram à morte de Valentina, na Atouguia da Baleia, a sua companheira "nada fez para impedir e não tinha nenhum impedimento". Segundo o relatório da autópsia citado pelo MP, a morte de Valentina “foi devido a contusão cerebral com hemorragia subaracnóidea”.

O casal escondeu o corpo da Valentina numa zona florestal, na serra d’El Rei (concelho de Peniche), e combinou, no dia seguinte, alertar as autoridades para o “falso desaparecimento” da criança.

Para o MP, pai e madrasta deixaram Valentina “a agonizar, na presença dos outros menores, indiferentes ao sofrimento intenso da mesma”, não havendo dúvidas de que a madrasta colaborou na actuação do pai sem promover o socorro à menor ou impedindo as agressões.