Sociedade

Tribunal de Contas dá luz verde a obras de 3,3 ME de saneamento em Porto de Mós

9 set 2023 10:05

Obras de saneamento ao longo da EN8 arrancarão nos "próximos dias". Presidente da câmara diz que é "uma notícia extraordinária".

tribunal-de-contas-da-luz-verde-a-obras-de-33-me-de-saneamento-em-porto-de-mos
Trabalhos têm um prazo previsto de 730 dias
Ricardo Graça/Arquivo
Maria Anabela Silva

O Tribunal de Contas acaba de validar o contrato para as obras de saneamento nos lugares de Cumeira, Albergaria, Cruz da Légua e Boieira, no concelho de Porto de Mós, que totaliza perto de 3,3 milhões de euros (ME). Segundo o presidente da câmara, Jorge Vala, os trabalhos deverão arrancar "nos próximos dias" e, de acordo com o contrato agora ratificado, têm um prazo previsto de 730 dias.

"É uma extraordinária notícia. Trata-se de uma obra que, do ponto de vista ambiental e do serviço população, é fundamental para o futuro do concelho", afirmou o autarca durante a última reunião de executivo, realizada na quinta-feira, onde deu nota da notificação do Tribunal de Contas, recebida nesse dia, com a comunicação da emissão de visto.

Ansiada há anos pela população, a empreitada abrangerá a construção de rede ao longo da Estrada Nacional 8, nos lugares de Cumeira, Albergaria, Cruz da Légua e Boieira, para servir perto de 1000 habitações e várias unidades industriais.

Aquando da aprovação, em Assembleia Municipal, do empréstimo bancário que irá financiar a obra, o presidente da câmara afirmou que esta obra representará "um salto grande na população servida e um ganho significativo para o concelho”. Na ocasião, Jorge Vala salientava, no entanto, que será "uma obra complicada, que vai demorar tempo, causar transtornos à população e custar muito dinheiro", mas que "precisa mesmo de avançar".

A obra foi adjudicada à empresa LusoSicó Construções SA pelo valor de 3.282.000 euros, com um prazo de execução de 730 dias.