Viver

Três espectáculos para festejar o Dia Mundial do Teatro

27 mar 2024 09:23

Em Leiria e Caldas da Rainha, grandes nomes do teatro levam hoje a palco textos que vão do drama à comédia

tres-espectaculos-para-festejar-o-dia-mundial-do-teatro
O Regresso de Ricardo III no comboio das 9h24, esta noite, no TJLS
Joana Linda

Assinala-se esta quarta-feira, 27 de Março, o Dia Mundial do Teatro e o Teatro da Rainha abre as portas da sua sala estúdio, em Caldas da Rainha, para uma apresentação extra, com início às 21:30 horas, da peça Às Duas Horas da Manhã, com que iniciou a temporada de 2024.

A encenação é de Fernando Mora Ramos, para um texto de Falk Richter, e a interpretação está a cargo de Beatriz Antunes, Fábio Costa, Mafalda Taveira, Mariana Reis, Nuno Machado e Tiago Moreira

“Esta é uma peça contra as virtudes badaladas do progresso sem fim em que andamos metidos narrativamente, pelo menos desde o início do consumo em massa, da sociedade do espectáculo e do consumo de massas. Opta por estar na contracorrente. Sobe o rio a caminho da nascente. É o incómodo total, nenhuma corrente a favor. É uma experiência radical na forma, mesmo sem um corte absoluto com a tradição, antes a cavalo nela”, escreve Fernando Mora Ramos no site do Teatro da Rainha.

Também em Caldas da Rainha, mas no Centro Cultural e de Congressos, pelas 21:30 horas, vai a palco o espectáculo Livrar-me, uma co-criação de Sandra Barata Belo e Raquel Oliveira, para um texto de Ana Lázaro.

A interpretação é de Sandra Barata Belo e Raquel Oliveira, que contam com coreografia de Cláudia Nóvoa e música de Luísa Sobral.

“Uma Mulher conta-se como se fosse a narradora da sua própria vida antes de ficar completamente às escuras. Como uma Personagem de um Livro que nunca chegou a acontecer, ou de uma história que pelo contrário não deixa nunca de se desenrolar. É através dos livros que entra em diálogo com o passado. Uma Filha que procura por uma Mãe. Que conversa sem nunca ter a certeza de ter voz, no silêncio. Uma Família de Mães e Filhas que se ligam entre tempo inefáveis porque serão sempre tão imensos quanto o espaço que ocupam umas nas outras”, pode ler-se na sinopse.

Em Leiria, o Dia Mundial do Teatro é festejado no Teatro José Lúcio da Silva com O Regresso de Ricardo III no comboio das 9h24, encenação de Ricardo Neves-Neves para um texto de Gille Dyrek, com um elenco de luxo que inclui Adriano Luz, Ana Nave, Jessica Athayde, Miguel Thiré, Mafalda Marafusta, Raquel Tillo, Sónia Aragão, Rui Melo, Samuel Alves, Sofia de Portugal e Susana Blazer.

É a versão portuguesa do espectáculo nomeado para os prémios franceses Molière 2023 na categoria de melhor comédia.

“Pedro Henrique é um empresário milionário em fim de carreira, que perdeu a família recentemente num trágico acidente. Consumido pelos remorsos de anos de negligência familiar, decide passar um fim de semana na sua casa de campo com um grupo de actores e actrizes contratados para interpretarem os seus familiares desaparecidos numa tentativa de fazer as pazes com cada um deles (e consigo próprio!). Num jogo desconcertante entre a realidade a ficção, a reinterpretação do turbulento passado familiar transforma-se num acerto de contas onde ninguém consegue distinguir a verdade da mentira”, é referido na nota de divulgação.