Sociedade

Três décadas de Centro de Bem-Estar Social de Coz

3 mai 2019 00:00

Coz’ART é um dos maiores projectos da instituição de Alcobaça

tres-decadas-de-centro-de-bem-estar-social-de-coz-10209
Daniela Franco Sousa

A completar 30 anos de actividade, o Centro de Bem-Estar Social de Coz ultrapassou amplamente o seu propósito social. Hoje, através do Coz’ART, um dos projectos mais emblemáticos desta instituição de Alcobaça, o Centro cumpre ainda um leque de outras funções, que passam pela promoção do artesanato, da ruralidade e do turismo.

O Centro presta hoje serviço de apoio domiciliário (a 28 utentes), tem centro de dia (com 22 utentes) e conta ainda com um centro de convívio. Entre apoio técnico, ajudantes de acção directa e cozinha, o Centro emprega hoje 16 pessoas.

À parte desta equipa, existe ainda um grupo de trabalho responsável pela dinamização do Coz’ART. De acordo com Alda Gomes e Ana Paula Domingues, que integram a equipa técnica do Centro, o Coz'ART é um projecto que contempla três vertentes: artesanato, ruralidade e turismo. Em 2016 arranca na forma de uma oficina artesanal para a criação e produção de artigos em junco.

É “um projecto de empreendedorismo social, com vista à inclusão social , que visa a revitalização de uma arte centenária da freguesia e a formação de novos artesãos, na área dacestaria e mais concretamente das peças em junco”, explicam as técnicas.

Em 2017, “inicia-se a segunda fase, através da apresentação de uma candidatura ao programa Capacitação, do Portugal Inovação Social, com o objectivo de desenvolver competências ao nível do design de produto e de gestão do negócio social”.

Em 2018, “deu-se início ao processo de co-criação de novos modelos, de conteúdos formativos e de técnicas de gestão”, prosseguem as técnicas. “No eixo do turismo, foi aceite o desafio de abrir o Mosteiro de Santa Maria de Coz , que até há pouco estava fechado ao público, revitalizando as visitas-guiadas ao monumento e à área en

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ