Sociedade

Transportes urbanos da região com quase 7.7 milhões de passageiros em cinco anos

15 abr 2024 08:00

Apesar da recuperação registada no último ano, o movimento de passageiros ainda não voltou aos níveis pré- -pandemia. A excepção é o Pombus (Pombal), onde a subida se deveu à criação de novas linhas

transportes-urbanos-da-regiao-com-quase-77-milhoes-de-passageiros-em-cinco-anos
No último ano, a rede Mobilis resgistou mais de um milhão de passageiros
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Nos últimos cinco anos, que incluíram dois de pandemia, os serviços de transportes urbanos da região registaram mais de 7.6 milhões passageiros, número que não contempla o Chita (Alcobaça), cujos dados não foram facultados pela câmara.

De acordo com informação dos municípios, no ano passado, acentuou-se a recuperação verificada em 2022. No entanto, os números estão ainda aquém do recorde registado em 2019. Pombal é excepção, com o Pombus a registar no ano transacto movimentos superiores ao período pré-pandemia, uma subida que se deve, sobretudo, ao aumento do número de linhas de quatro para nove.

Os dados facultados ao JORNAL DE LEIRIA revelam que, no ano passado, os circuitos Mobilis (Leiria), TUMG (Marinha Grande), Toma (Caldas da Rainha) e Pombus registaram quase 1,8 milhões de passageiros, ou seja, mais 96.655 do que no ano anterior, mas menos 256 mil do que em 2019.

No caso do Mobilis, os números indicam que, em 2023, houve cerca de um milhão de pessoas transportadas, sendo que as estatísticas contabilizam cada viagem feita por cada cliente. Comparando com o ano anterior, registou-se um aumento (mais 72.595), mas, olhando para os dados de 2019, o ano de 2023 ficou aquém (menos 111.424).

A expectativa do município é que o movimento continue a aumentar, com a optimização da oferta com o novo concurso, cuja abertura deverá acontecer na próxima semana. Segundo referiu o presidente da câmara na sessão de apresentação da Biclis (ver página ao lado), estão previstas novas linhas e extensão de outras, “melhorias” nos horários e a introdução de viaturas eléctricas “no prazo de dois anos”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ