Sociedade

Transporte de 1400 quilos de cocaína 'rendeu' penas de prisão entre os 11 e os seis anos

21 out 2016 00:00

Uma mulher foi absolvida por falta de provas.

transporte-de-1400-quilos-de-cocaina-rendeu-penas-de-prisao-entre-os-11-e-os-seis-anos-5259

O Tribunal Judicial de Leiria condenou hoje oito arguidos a penas de prisão entre os seis e os 11 anos de prisão, pelo crime de tráfico agravado de droga, após terem sido interceptados com 1.400 quilos de cocaína em alto mar, no ano passado.

Segundo a juiz presidente do colectivo, ficou provado que os oito arguidos cometeram o crime de tráfico de estupefaciente na forma agravada e que "sabiam ao que iam", independentemente de não se confirmar que receberam determinado valor monetário para o transporte.

O tribunal considerou "improcedente" a acusação de associação criminosa, absolvendo os arguidos que estavam acusados deste crime.

Uma cartomante, também acusada neste processo, foi absolvida do crime de cúmplice de tráfico de droga agravado, pois não se provou que sabia do transporte.

.

Segundo a juiz presidente, a cocaína apreendida tinha um grau de pureza elevado. Estudos laboratoriais indicaram 67,9% de grau de pureza, o que daria para 4.203.591 de doses. A magistrada acrescentou que a um preço médio de venda na rua de 68,97 euros a grama, tendo em conta o relatório estatístico de 2014 da Polícia Judiciária, daria um lucro de 85 milhões de euros.

Pelas 2 horas do dia 16 de Agosto, a cerca de 270 milhas do Caniçal, na Ilha da Madeira, a embarcação foi interceptada pela Polícia Judiciária, com o auxílio de meios aeronavais da Marinha de Guerra e da Força Aérea, sendo encontrados na parte central do pesqueiro, no túnel de congelação, 49 fardos de serapilheira, contendo cada um 25 embalagens, e um fardo de serapilheira com dez embalagens, num total de 1.235 embalagens, com o peso bruto total de 1.409,159 quilos de cocaína.

Leia mais na edição da próxima quinta-feira.