Desporto

Trail em Leiria segue a tendência e lança desafio virtual e gratuito

28 mai 2020 14:26

Desafio Virtual Vertical arranca já no próximo domingo

trail-em-leiria-segue-a-tendencia-e-lanca-desafio-virtual-e-gratuito
Serras de Aire e dos Candeeiros serão um local interessante para acumular desnível positivo
Ricardo Graça/Arquivo

São já quase três meses sem provas de trail. É uma área onde os atletas não terão tido dificuldade em continuar a treinar, já que as serras, os montes e os vales nunca foram locais de grandes concentrações.

Mas quem realmente gosta deste mundo sente inevitavelmente falta daquela adrenalina que, no fundo, é o que os motiva a tão grandes esforços.

As concentrações continuam vedadas pela Direcção-Geral da Saúde, é bem verdade, mas a empresa de cronometragem e organização de eventos desportivos Recorde Pessoal, juntamente com a Associação Distrital de Atletismo de Leiria, decidiu criar um evento para todos aqueles que têm treinado, cumprido os planos, mas que sentem uma enorme falta de um desafio.

Desnível positivo acumulado: somatório de todos os ganhos de elevação. Cada ganho de elevação é a diferença de altitude entre o ponto de partida e ponto mais alto de uma subida. Os valores de descidas são descartados.

Rui Ferreira, da organização, tinha, há pouco tempo, levado a cabo uma prova de ciclismo na plataforma Zwift, disputada sobre rolos, que foi “um sucesso”.

“Como o pessoal do atletismo não está tão habituado a ter material como passadeiras em casa, pensei que seria interessante colocá-los a correr na serra.” E foi assim que nasceu o Desafio Virtual Vertical, uma prova gratuita em que apenas será necessário o registo do atleta.

A prova, que se pretende de nível nacional, não terá classificações nem vencedores, mas três patamares que os atletas tentarão chegar.

Não havendo concentração de pessoas, cada um correrá onde e quando quiser, mas para chegar ao primeiro patamar terá de atingir 5 mil metros de desnível positivo acumulado ao longo em cinco semanas, entre as 00:01 horas de domingo, 31 de Maio, e as 23:59 de 5 de Julho.

O segundo patamar estará nos 8 mil metros e o terceiro nos 12 mil metros, “um nível já bastante interessante e que não será fácil de atingir”, afirma Miguel Saraiva, responsável pela secção de trail da Associação Distrital de Atletismo de Leiria.

“Tem todo o interesse, numa fase destas, fazer algo que promova o exercício físico na vertente do trail e permita o reiniciar da

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ