Covid-19

Todos os 23 utentes de um lar das Colmeias estão infectados. Há ainda cinco funcionários que testaram positivo

30 out 2020 17:18

Todos os 23 utentes de um lar de Casal da Raposeira, em Colmeias, no concelho de Leiria, foram infectados com Covid-19.

todos-os-23-utentes-de-um-lar-das-colmeias-estao-infectados-ha-ainda-cinco-funcionarios-que-testaram-positivo
Um dos utentes faleceu
DR

Todos os utentes bem como cinco funcionários de um lar, em Casal de Raposeira, em Colmeias, Leiria, que também testaram positivo, encontram-se em situação de isolamento dentro da instituição, adiantou Odete Mendes, delegada da Autoridade de Saúde de Leiria.

De acordo Odete Mendes, o lar, de 23 utentes, não está legalizado pela Segurança Social.

O primeiro teste positivo aconteceu no domingo, quando um dos idosos teve de receber tratamento hospitalar, tendo entretanto falecido.

Entre segunda e terça-feira foram testados todos os utentes, bem como os funcionários e proprietários, ou seja, mais 11 pessoas.

Foi constituída uma equipa de substituição para prestar apoio no lar e as entidades todos os dias estão a monitorizar a situação dos utentes.

Odete Mendes explica que em Leiria estão a surgir situações pontuais em lares, mas salienta que a situação está controlada. Têm sido assegurados testes rápidos, com resultados conhecidos em 24 horas, informa.

“O problema existe, mas as instituições estão a intervir precocemente de forma articulada”, expõe a delegada. “Fizemos um bom trabalho antes, a partir de Fevereiro, pelo que o trabalho agora está também mais facilitado”, remata Odete Mendes.