Economia

TJ Moldes e Toolpress criam 'joint venture' em Marrocos

12 mar 2017 00:00

Unidade vai fabricar peças plásticas para indústria automóvel.

tj-moldes-e-toolpress-criam-joint-venture-em-marrocos-6080
Raquel de Sousa Silva

A TJ Moldes, da Marinha Grande, e a Toolpress, de Sintra, criaram uma joint venture em Tânger, Marrocos. A unidade vai produzir pedais de embraiagem, travão e acelerador para vários modelos da Dacia Renault.

Está em fase de testes e na semana passada já saíram algumas peças para os bancos de ensaio deste fabricante automóvel, com destino às fábricas em Espanha e na Roménia.

Está previsto para Julho o início da produção em série, de cerca de 1500 conjuntos de peças por dia. João Faustino, administrador do grupo da Marinha Grande, disse ao JORNAL DE LEIRIA que este levou um ano a analisar as vantagens e desvantagens da aposta neste projecto, adiantando que a Toolpress já tinha uma unidade em Tânger, que deveria fabricar peças em chapa para a Dacia, mas que “nunca chegou a arrancar”.

Entretanto, com a mudança do tipo de peças, de chapa para plástico, e com a obrigatoriedade de incorporação de produto made in Marrocos, “a Toolpress, que não tinha know-how na área do plástico, convidou a TJ”.

A empresa da Marinha Grande investiu cerca de dois milhões de euros nesta joint venture. A unidade em Tânger, denominada Toolpress TJ, vai trabalhar numa primeira fase para a Dacia Renault, mas João Faustino não esconde a ambição de “alargar a capacidade”, para outros tipos de peças e para outros fabricantes. “Sabemos por exemplo que Marrocos vai ter entretanto uma nova fábrica da Peugeot-Citröen”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.